O ano vocacional carmelita teve início no dia 24 de novembro de 2023 e encerra no dia 24 de novembro de 2024. A iniciativa se inspirou no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e no 3º ano vocacional no Brasil.

Em todas as províncias do país, serão realizadas neste ano atividades voltadas para a animação vocacional. Na arquidiocese de Olinda e Recife, província que compreende Pernambuco, Sergipe e Paraíba, várias iniciativas já têm data marcada.

Além das intenções das missas dominicais e da oração vocacional própria para o período, planeja-se realizar a jornada vocacional, que reúne jovens e familiares para refletir sobre o papel fundamental da família no processo de discernimento vocacional da juventude.

“Todo batizado é chamado para uma vocação específica. O Carmelo é um caminho onde pode-se responder a esse chamado de Deus e fazer parte desta família que tem mais de 800 anos”, ressalta Frei Leandro Alencar, coordenador do ano vocacional no Brasil.

Para o dia do encerramento, 24 de novembro de 2024, está programada uma caminhada da Basílica Nossa Senhora do Carmo (Av. Dantas Barreto, 646 – Santo Antônio) até a Igreja do Carmo em Olinda (Praça do Carmo, s/n – Carmo).

Este ano temático tem o objetivo principal de animar os jovens que se sentem chamados a uma vida religiosa. Frei Leandro comemora as novas vocações que chegam todos os anos nos Carmelos, especialmente do nordeste.

“Não tem faltado vocação, graças a Deus. Aqui no nordeste temos muitos jovens correspondendo ao chamado de Deus ao Carmelo”, comemora Frei Leandro.

No Brasil, eles são cerca de 300 frades e para este ano, na província de Recife, têm 50 jovens vocacionados.

Frei Leandro Alencar se encantou com o Carmelo aos 13 anos, durante uma festa de Nossa Senhora do Carmo. Foi então que, ainda adolescente, iniciou seu caminho vocacional e aos 17 anos ingressou no postulantado do Carmelo. Hoje, com 20 anos de vida religiosa e doze anos de vida sacerdotal, Frei Leandro não se arrepende: “Eu sou feliz, eu sou muito realizado, o Carmelo me completa”, afirma o frei