O Cardeal dom Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para Cultura e Educação da Cúria Romana, recebeu no dia 25 de janeiro, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Pernambuco, Unicap. O evento contou com a presença de dezenas de autoridades religiosas e civis, como o arcebispo emérito dom Fernando Saburido, dom Genival Saraiva, bispo emérito de Palmares, dom Dino Marchió, bispo emérito de Caruaru, além de padres da arquidiocese e professores da instituição. A cerimônia foi marcada por discursos e homenagens a dom Tolentino de Mendonça, que se tornou professor convidado da Unicap há mais de uma década, quando, em 2015, junto com as Paulinas, a Universidade lançou seu primeiro livro no Brasil, intitulado “A Leitura Infinita – A Bíblia e Sua Interpretação”.

O Cardeal dom Tolentino estava com a réplica da cruz peitoral de dom Hélder, feita de madeira e entregue a bispos do mundo inteiro durante o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em Recife no ano passado. A entrega das vestes talares, específicas para Doutor Honoris Causa, foi realizada por uma índia, aluna da UNICAP. Logo em seguida, em seu discurso, dom Tolentino agradeceu o convite em forma de poesia.

“A gratidão coloca no centro o reconhecimento de que somos agraciados. No princípio está a graça e o dom, a benevolência e a entrega dos que nos antecederam. A inteligência e a generosidade de uma imensa corrente humana, sem a qual nós não seríamos. Somos uma obra dos outros. Por isso, para nos tornarmos protagonistas e criadores, temos que nos descobrir, em algum momento, seres gerados. E assim, desafiados a pensar na história, não como fragmento desconexo, mas como articulada sequência e projeto comum”, disse dom Tolentino durante sua fala.

Dom Tolentino Mendonça é exegeta, ordenado padre em 1990, que alcançou o doutorado em Teologia Bíblica. Reconhecido por sua obra literária, com mais de dez prêmios, recebeu o grau de Comendador da Ordem de Sant’iago da Espada das mãos de Aníbal Cavaco Silva, presidente da República de Portugal, em 2015.