O arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, foi reeleito presidente da Caritas Internationalis. A eleição ocorreu hoje, 24, durante a 19ª Assembleia Geral da entidade, que acontece em Roma desde domingo, 22, e prossegue até a próxima sexta-feira, 28.

O atual tesoureiro, Jurg Krummenacher, da Cáritas Suíça, também foi reeleito para um mandato de mais quatro anos.

A Assembleia, que discute o tema “Uma só família. Pobreza zero”, coincide com os 60 anos de fundação da Caritas que está presente em 160 países. A entidade trabalha em favor das populações afetadas por catástrofes e guerras, promovendo a dignidade humana.

Segundo o cardeal Maradiaga, a principal tarefa da Caritas é servir aos pobres. “São os pobres que na hora das emergências pedem ajuda a fim de obterem justiça e respeito por sua dignidade humana. Essa é a maneira em que nós testemunhamos ao mundo do amor de Deus. Temos como modelo o Bom Samaritano e promovemos uma economia do amor que é gratuidade absoluta”, disse o cardeal.

O presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Caritas Internacional. “Na Igreja pulsa a dinâmica do amor provocado pelo Espírito de Cristo, amor que oferece ajuda material, mas também espiritual”, sublinhou.

Além da eleição da nova diretoria da Cáritas Internationalis, a Assembleia definirá também as prioridades para os próximos quatro anos, com a aprovação do Plano de Ação da Cáritas Internationalis de 2011 a 2015.

A Cáritas Brasileira é representada na Assembleia em Roma por sua diretora executiva, Maria Cristina dos Anjos, e por seu tesoureiro, padre Evaldo Ferreira.

Mais informações sobre a assembleia da Caritas, acesse: http://caritas.org.br/novo

Fonte: CNBB