O Seminário Fraternidade e Amizade Social, realizado pela CAP Animação Bíblica, da vida e da pastoral, aconteceu pelo sexto ano consecutivo no último sábado de janeiro, antecedendo o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, que ocorre na quarta-feira de cinzas.

A formação foi conduzida de maneira híbrida e incluiu a concessão de certificados. A programação compreendeu palestras seguindo a metodologia pastoral de ver, iluminar e agir. O evento contou com as presenças de Frei Aloísio Fragoso de Morais, OFM, abordando o tema “Onde está o teu irmão?”, Padre Fábio Potiguar refletindo sobre o tema “Já não vos chamo servos, vos chamo amigos” e o diácono Antônio Sebastião apresentando o tema “Alarga o espaço da tua tenda”.

Além desses temas, o seminário promoveu uma exposição de cartazes de todas as Campanhas da Fraternidade, que comemora seu jubileu de diamante neste ano, completando 60 anos de história.

Ao final, blocos líricos se apresentaram no pátio da Igreja das Fronteiras em homenagem a dom Hélder Câmara, que propôs, há sessenta anos, que a Campanha da Fraternidade fosse realizada em âmbito nacional.

Para Adelson Tertulino Sobral, presidente da CAP Animação Bíblica, o objetivo desses seminários é animar os paroquianos para o estudo do tema e vivenciar plenamente, na quaresma, as temáticas propostas para o ano.

“Junto com o coordenador de Campanhas da AOR, Pe. Edson André, e o Pe. Charles Araújo, coordenador arquidiocesano de Pastoral, criamos uma equipe que será multiplicadora dessa animação nos vicariatos e paróquias para que possamos disseminar a amizade social em todas as igrejas locais, vivenciando plenamente esse ano jubilar”.

Adelson Sobral- Presidente CAP Animação Bíblica, da vida e da pastoral

História da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade teve origem na década de 1960, em Natal, no Rio Grande do Norte, como uma campanha para arrecadar fundos para a região, que sofria com a seca e o pós-guerra. Nos anos seguintes, as dioceses do nordeste replicaram a campanha. Em 1963, dom Hélder Câmara, então secretário-geral da CNBB, enviou uma carta circular a todos os bispos comunicando que a CF de 1964 seria em âmbito nacional e teria como tema “Lembre-se você também é Igreja”. A proposta recebeu a adesão de 70 das 184 dioceses instaladas no país até aquele momento. Em 1965, com o tema “Faça de sua paróquia uma comunidade de fé, culto e amor”, a CF foi realizada em 91 dioceses. O processo iniciado em 1964 marcou a Igreja no Brasil, tornando-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Durante as campanhas, esses três sinais são aprofundados: “Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3)”.