da redação, com CNBB NE2

Pela primeira vez este ano, os bispos da CNBB Nordeste 2 se reúnem para a realização do Conselho Episcopal Regional (Conser). O encontro começa nesta terça-feira (28) e segue até quarta-feira (1º), no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).

O Conser é o órgão regional da CNBB que congrega os membros da entidade canonicamente domiciliados nas circunscrições eclesiásticas dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O conselho inclui os bispos eméritos e, em caso de diocese vacante, o administrador diocesano.

Em carta enviada aos irmãos no episcopado, o bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, elencou os assuntos prioritários que serão discutidos no Conser, após a abertura da reunião com a Oração da Liturgia das Horas.

Entre os pontos da pauta, os bispos vão apresentar os ecos do 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em outubro do ano passado na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Também, entre outros assuntos, será tema de partilha o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 e a preparação para a 60ª Assembleia Geral da CNBB, marcada para abril, em Aparecida (SP).

Coordenadores Diocesanos de Pastoral

CEP e CDPs

Concluído o encontro do Conser, ao meio-dia da quarta-feira (1º), têm início, às 15h, as reuniões do Conselho Episcopal Pastoral (CEP) e dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDPs). Durante a tarde, os grupos trabalham separadamente com pautas próprias.

O CEP é composto pelos 12 bispos presidentes das Comissões Regionais de Pastoral. Além de apresentar um panorama geral de sua respectiva comissão e a prestação de contas referentes a 2022, os epíscopos vão apontar as perspectivas para o trabalho neste ano.

Na quinta-feira (2), a partir das 8h30, acontece a reunião conjunta entre CEP e CDPs. Durante o encontro, após a apresentação dos novos Coordenadores Diocesanos de Pastoral, bispos e padres discutirão a respeito da produção do subsídio para o mês de maio e sobre a 58ª Assembleia Pastoral Regional, entre outros temas.