Foi um encontro de dioceses. Na igreja do Convento Santo Alberto, localizado em Goiana, que faz parte da Diocese de Nazaré, em Pernambuco, uma missa foi celebrada nesta sexta-feira (30 de junho) para render graças a Deus pelos 90 anos Dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo emérito de Olinda e Recife. O bispo de Nazaré, dom Francisco Lucena, cedeu a presidência da missa para o administrador apostólico de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, pela proximidade e profunda amizade com o aniversariante, que o precedeu na Arquidiocese. Apesar da saúde frágil, dom José Cardoso participou da celebração disposto e cercado do amor dos confrades carmelitas, familiares e demais fiéis.

O ministério episcopal de dom José Cardoso foi elogiado por seu sucessor, dom Fernando. “Dom José Cardoso foi sempre fiel à Igreja, governou com seriedade, sempre agiu conforme sua certeza na correção”, disse. “É um homem digno, um religioso exemplar, que muito colaborou para o crescimento da Arquidiocese de Olinda e Recife – e continua colaborando, através de seu exemplo de humildade para o clero e para todos nós”, concluiu dom Fernando, que em breve será também arcebispo emérito da Arquidiocese.

Muitos sacerdotes, das duas dioceses, participaram da celebração. A missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar de Olinda e Recife dom Limacêdo Antônio, pelo bispo emérito de Vitória da Conquista (BA) dom Luís Pepeu, pelo bispo emérito de Caruaru (PE) dom Bernardino Marchió, pelo provincial da Província Carmelitana Pernambucana frei José Roberval e pelo prior do convento Santo Alberto, frei Joaquim da Luz.

O cuidado constante com o arcebispo emérito, já debilitado, não representa um fardo para a comunidade do Convento Santo Alberto. Nas palavras do prior do convento, frei Joaquim da Luz, “cuidar de dom José, longe de ser um peso, é uma bênção para todos nós”.  Segundo o prior, dom José tem sido sempre uma testemunha viva daquilo que a regra de vida carmelitana diz para o seguimento de Cristo: oração e fraternidade. “A presença dele aqui no convento, para nossa comunidade e também para os junioristas, é sempre uma boa lição, um evangelho vivo, uma pregação viva de testemunho de amor a Deus e de dedicação à Igreja”, concluiu.

O bispo de Nazaré comunga a ideia do prior do convento e considera uma alegria ter o bispo emérito no território da Diocese. “É uma alegria que possamos demonstrar a Deus nossa comunhão e toda nossa gratidão pela vida de dom José Cardoso nesse belo momento aqui na Diocese de Nazaré”, disse dom Lucena.

Dom José Cardoso estudou e foi ordenado em Roma em 1957, onde exerceu seu ministério por 22 anos. Em Roma, especializou-se em Direito Canônico, obtendo o doutorado “in utroque iure” (“em dois direitos”, isto é, em direito civil e canônico) na Universidade Gregoriana em 1966, com a tese ‘The Seminarian’s option for celibacy’. Também cursou Direito Civil na Universidade Lateranense de Roma entre 1965 e 1967. Foi professor de Direito Canônico em Roma, no Colégio Internacional Santo Alberto da Ordem Carmelita (1960-1968); Conselheiro Geral da Ordem Carmelita (1971-1977); Procurador Geral da Ordem Carmelita (1971-1979). Voltou ao Brasil para assumir a diocese de Paracatu, em Minas Gerais, em 1979. Seis anos depois, sucedeu dom Helder Câmara na Arquidiocese de Olinda e Recife, que governou até a chegada de dom Fernando Saburido em agosto de 2009. Desde então, mora no Convento dos confrades carmelitas, em Goiana, Pernambuco.

Na celebração dos 90 anos de dom José Cardoso, em Goiana, o ministério de música entoou, durante o rito de comunhão, a música “Aquela eterna fonte”, de Ir. Miria Kolling. Os versos traduziram o momento do arcebispo emérito: uma vida inteira de fé e esperança no amor de Deus.

Em ti eu quero crer, te amar até morrer,
Servir-te na alegria e na dor,
Pois ao entardecer do meu mortal viver
Serei julgado pelo amor!