Na tarde desta quinta-feira (21), vinte alunos do Instituto de Música Dom da Paz participaram de uma aula de campo na sede da Cúria Arquidiocesana, no bairro das Graças, no Recife. O Instituto é uma obra social da Irmandade das Almas, administrada pela Comissão de Intervenção das Irmandades da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Acompanhados da professora Adriana de Assis, as crianças tiveram um primeiro momento no auditório da Cúria, onde puderam assistir à apresentação de slides sobre a importância do cuidado com o patrimônio da Igreja. Segundo o coordenador do Instituto, professor Roberto Dutra, a proposta é mostrar outra dimensão da arte, além da música que eles aprendem. “Eles precisam perceber que também as pinturas, móveis e imagens das igrejas conduzem ao belo e nos chamam à conversão”, afirmou. De forma didática e interativa, os slides foram apresentados pela coordenadora administrativa das igrejas e ossuários, Poliana Dutra, e pela coordenadora do setor de conservação e patrimônio da Irmandade, Ana Zuleide Ferreira.

Na passagem do auditório para a igreja de São José dos Manguinhos, as crianças atravessaram o prédio principal da Cúria, conhecido como Palácio dos Manguinhos, tendo oportunidade de ver, na recepção, a galeria dos bispos e as obras de arte distribuídas nos dois salões de espera do palácio.

Dentro da igreja, que fica ao lado Palácio, os alunos do Instituto de Música Dom da Paz foram recebidos pela equipe do Instituto de Desenvolvimento Humano, responsável pelas obras de intervenção que estão sendo realizadas no local. Ali foram passadas informações curiosas sobre a limpeza das peças, pintura e douramento. Houve tempo de aprender a denominação correta dos espaços, como altar-mor e retábulo. E de conhecer, in loco, o trabalho de conservação como os apresentados mais cedo nos slides.

Matheus da Silva Melo tem oito anos e está aprendendo a tocar um instrumento musical no Instituto Dom da Paz.  Escolheu a viola e tem aulas de teoria musical e artes, além de participar da turma de catequese em preparação para a Primeira Comunhão. O pequeno instrumentista afirmou que aprender tanta coisa não cansa e que a aula de campo na sede da Cúria foi muito importante. “A visita foi muito legal porque o Palácio é muito bonito e a igreja também. Esse trabalho é importante pra consertar e recuperar as artes”, argumentou. Falante, revelou que no futuro quer ser pesquisador e historiador. “Mas eu gosto de tocar viola, de aprender música, porque no Instituto os professores me tratam bem e eu tenho amigos”, concluiu.

O trabalho de conscientização do cuidado com o patrimônio foi iniciado no Instituto Dom da Paz no ano passado. Para Ana Zuleide, um ganho para muitas áreas. “Nosso maior propósito é preservar e conservar esse patrimônio religioso e cultural, e ensinar que isso deve acontecer em todos os tempos”, comentou. “Assim como a minha geração e outras já tem informação e acesso a peças preservadas há mais de 200 ou 300 anos, nós precisamos lutar para que o belo seja preservado para as próximas gerações”.

O Instituto de Música Dom da Paz está localizado na rua Gomes Pacheco, 394, no bairro do Espinheiro, em Recife. As vagas são abertas à Região Metropolitana do Recife, com preferência para alunos da rede municipal e estadual de ensino. Informações pelo telefone (81) 99876.3346 (de segunda a sexta, das 08h às 16h.).

Pascom AOR