Os representantes das 21 dioceses da CNBB Nordeste 2, que participaram do primeiro Encontro Regional para Assessores Jurídicos e Ecônomos, elegeram os articuladores das províncias eclesiásticas. A iniciativa foi um dos encaminhamentos concretos do evento realizado quinta (1º) e sexta (2), na sede da entidade, no Recife (PE).

O objetivo é manter a troca de informações e experiências entre os economistas e advogados, fortalecendo os trabalhos da Igreja nos âmbitos administrativos e jurisdicional. As equipes de trabalho estarão em comunicação permanente via grupos de WhatsApp e a expectativa é de que se reúnam, virtual e presencialmente, ao menos uma vez por ano.

Como articuladores dos ecônomos foram eleitos o padre João Neto (Província Eclesiástica de Maceió), padre Valdir Cândido (Província Eclesiástica de Natal), frei Abelardo José (Província Eclesiástica de Olinda e Recife) e padre Joaquim Felipe (Província Eclesiástica da Paraíba).

Entre os assessores jurídicos, os participantes escolheram doutor Edgar Feijó, doutro Cláudio Tavares, doutor Ricardo Claudino e doutor Newton Marcelo. Os advogados deverão ficar responsáveis, respectivamente, pelas províncias eclesiásticas de Maceió, Natal, Olinda e Recife e da Paraíba.

Os nomes escolhidos serão enviados à presidência da CNBB Nordeste 2, que fará a apreciação e, posteriormente, deverá homologar a decisão dos participantes do Encontro Regional para Assessores Jurídicos e Ecônomos.

“Concluímos nosso encontro fazendo proposições para dar continuidade àquilo que realizamos. De um lado os ecônomos constituíram um grupo de trabalho também com articulação regional, e no outro lado, os nossos assessores jurídicos fizeram da mesma forma, para que juntos possamos dar passos subsequentes a esse trabalho”, afirmou o bispo de Cajazeiras (PB) e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Francisco de Sales.

CNBB Nordeste 2 realizará novos encontros

Durante os dois dias de encontro, os assessores jurídicos e os ecônomos participaram de conferências e debates onde puderam tirar dúvidas sobre a gestão eclesial. Entre os temas abordados estiveram gestão de pessoas, a contabilidade como ferramenta de gestão, o foro das igrejas e sua administração e as relações trabalhistas.

O encontro teve como assessores o monsenhor Nereudo Freire Henrique e o doutor Hugo José Sarubbi Cysneiros de Oliveira, respectivamente, ecônomo e assessor jurídico da CNBB Nacional. Também participaram como conferencistas o assessor jurídico de Cajazeiras, doutor Paulo César Conserva, e o assessor de gestão da CNBB, José Luna.

Os ecônomos e assessores jurídicos também participaram de momentos de oração comunitária e da celebração da Santa Missa.

Para a assessora jurídica da Diocese de Caicó(RN), Simone Soniere, o encontro foi bastante positivo. “Pelo o que pude conversar com os outros colegas acredito que para todos foi um encontro muito bom com conteúdo importante e que teve encaminhamentos concretos”, declarou.

Segundo dom Francisco de Sales, diante da boa avaliação, a CNBB Nordeste 2 vai realizar ainda neste semestre um encontro para os profissionais da área contábil das dioceses e, em 2024, um evento reunindo as três áreas da administração eclesial.

“É uma proposição do nosso Regional de trabalhar com aqueles que estão diretamente vinculados à dimensão administrativa em nossas dioceses. O grande desafio é continuarmos construindo essas pontes em comunhão com as 21 dioceses”, disse o religioso.

Da redação, com CNBB NE2