O administrador apostólico da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, foi homenageado, nesta segunda-feira (07), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, por seus 14 anos de missão como arcebispo (2009-2023). A sessão solene proposta pelo deputado Sileno Guedes aconteceu no Auditório Senador Sérgio Guerra e reuniu padres, diáconos, amigos do bispo e muitos deputados estaduais, admiradores de seu pastoreio. Prefeitos e ex-prefeitos de cidades pernambucanas também estiveram presentes.

Para o propositor da homenagem, dom Fernando desempenhou sua função pastoral de maneira muito próxima do povo, conectando a Igreja Católica cada vez mais às demandas sociais. “Dom Fernando é, para nós de Pernambuco – e essa é a Casa dos Pernambucanos – é pra nós muito mais do que um pastor da Igreja Católica: ele sempre foi uma voz importante, sobretudo quando a gente fala dos menos favorecidos, dos injustiçados, daqueles que precisam que alguém que fale por eles” disse Sileno. “Nós reconhecemos o imenso trabalho que dom Fernando fez, seja na Fazenda da Esperança, na Casa do Pão, no Congresso Eucarístico, seja no momento difícil que o mundo atravessou, sobretudo aqui no Brasil com o negacionismo na época da pandemia, um papel importante, sempre sereno, falando baixo, mas com muita altivez e responsabilidade, e melhor: sempre sendo ouvido e respeitado ”, concluiu.

A sessão foi presidida pelo deputado estadual Lula Cabral, que representou o presidente da Assembleia, Álvaro Porto. Cabral foi prefeito do Cabo de Santo Agostinho, cidade natal de dom Fernando. “Tenho orgulho de ser conterrâneo de dom Fernando”, disse o parlamentar, que sempre colaborou com os projetos sociais da igreja.

Prestes a se tornar arcebispo emérito, dom Fernando tem recebido muitas homenagens em instituições e comunidades do território arquidiocesano, motivadas pelo seu modo de governar, sua sensibilidade para com os pobres, a facilidade de diálogo com os diversos segmentos da sociedade, o crescimento pastoral da Igreja local e realizações como a construção de duas Fazendas da Esperança (uma masculina e uma feminina) e da Casa do Pão – essa última, legado do 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em novembro de 2022, no Recife.

Apesar da despedida tão próxima, que poderia deixar um clima de tristeza na sessão de homenagem ao bispo, o que se viu foi um momento de alegria, animado pela fé e pela música de Cristina Amaral, Nena Queiroga, Dudu do Acordeon e Almir Rouche, artistas sempre presentes nas grandes festas da Arquidiocese. Os artistas interpretaram músicas religiosas e populares.

Incansável na luta pelos pobres, dom Fernando aproveitou a homenagem e, em seu discurso de agradecimento, pediu apoio aos deputados presentes para manutenção e expansão dos serviços oferecidos na Casa do Pão, que atende pessoas em vulnerabilidade social no centro do Recife. “Seria importante conseguir, por meio de emendas parlamentares, recursos para a continuar essa obra de promoção do bem para nossos irmãos mais necessitados”, disse o bispo.

À Imprensa, dom Fernando afirmo que “a Igreja tem que congregar, tem que reunir todas as correntes, todas as pessoas e tendências gerais para poder, então, anunciar o Evangelho. E todos os políticos e religiosos temos um objetivo comum que é servir o povo de Deus, sobretudo os mais carentes e mais necessitados, de modo que é nessa direção que a gente procura caminhar, e agradecidos, naturalmente, mas desafiados também a continuar a fazer o melhor, para que o povo de Deus se sinta acompanhado, apoiado e motivado a ser igreja”.

Dom Fernando Saburido renunciou à missão de arcebispo no ano passado, ao completar 75 anos, conforme orienta o Código de Direito Canônico. A tradicional passagem do báculo para o novo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, acontece no próximo domingo, dia 13 de agosto, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, no Recife. O rito de posse tem início às 15 horas, com participação de cerca de 12 mil fiéis católicos, incluindo leigos, o clero local e regional, e a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em seguida, haverá celebração eucarística, já presidida pelo novo arcebispo de Olinda e Recife.

Pascom AOR