Padres, seminaristas e parlamentares participaram, nesta segunda-feira (23), às 18 horas, de reunião solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na qual foi prestada homenagem ao arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson. A solenidade foi presidida pelo deputado Eriberto Filho, representando o presidente Álvaro Porto, que estava em viagem a São Paulo; e proposta pelo deputado Coronel Alberto Feitosa, com o objetivo de oferecer apoio ao arcebispo, nomeado este ano para a Arquidiocese. Nascido em São José de Espinharas, na Paraíba, dom Paulo recebeu o título de cidadão pernambucano em 2020. Agora, é acolhido oficialmente pelo colégio de deputados estaduais.

Sobre a motivação da homenagem, o deputado Feitosa afirmou que “a igreja católica representa para o crente, de uma forma geral, aquilo que é o caminho de fé e de esperança, e nada melhor do que homenagear quem dirige todo esse trabalho em favor da paz social. A Assembleia Legislativa vem não somente homenagear, mas acima de tudo, colocar-se como colaboradora nesse trabalho em Pernambuco”.

Na fala do arcebispo, a trajetória de um homem simples e profundamente agradecido a Deus e à Igreja. Dom Paulo Jackson emocionou os presentes com seu jeito tranquilo, de caboclo do interior (como ele mesmo disse), e com um discurso despretensioso sobre gratidão, responsabilidade e serviço. O arcebispo pontuou leis importantes propostas pelo Coronel Feitosa, que valorizam o bem-estar e a defesa dos mais vulneráveis, como a lei do combate ao bullying e a lei de concessão de meia passagem para alunos do ensino a distância (EAD). Ainda citando a contribuição do deputado Feitosa, o arcebispo comentou sobre o Dia de Mobilização pela Preservação do Meio Ambiente, que está em consonância com os cuidados da Igreja – Dom Paulo lembrou os documentos Laudato Si’ e Laudate Deum, divulgados pelo Papa, refletindo sobre as grandes consequências da crise do meio ambiente para o ser humano que dele faz parte. Outra lei comentada por dom Paulo foi a que garante às mulheres a presença de um acompanhante em procedimentos cirúrgicos e exames especiais.

Compuseram a mesa de honra da reunião, além do presidente interino Eriberto Filho, do homenageado Paulo Jackson e do propositor Alberto Feitosa, os padres João Bosco Costa Lima e Davi Araújo de Melo, o deputado Sileno Guedes, o procurador Marco Aurélio Farias da Silva (MPPE), o desembargador Edvaldo Batista da Silva (TRF 5ª Região) e o fundador e presidente do Pró-Vida Pernambuco, Márcio Barbosa. Este último mereceu do arcebispo uma deferência pelo trabalho de defesa da vida e contra o aborto. “Como é fundamental a defesa da vida – da fecundação ao ocaso natural. A igreja católica tem uma postura muito clara em relação a isso. Defendamos a vida. A vida não somente do embrião, do feto, mas a vida também do jovem, do preto, do presidiário, de todos aqueles que padecem de fome pelo mundo afora, a vida da população que está na Faixa de Gaza sendo bombardeada, a vida do povo de Israel que não pode ser vítima de atentado, porque a guerra, em qualquer circunstância, é sempre algo danoso, maléfico e insano”, refletiu o arcebispo.

Pascom AOR