Está tudo pronto para a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2021, evento que reúne representantes das pastorais de nossa Arquidiocese e o clero, para discutir a caminhada pastoral. Este ano, a Assembleia será inspirada na preparação do Sínodo dos Bispos, uma vez que estamos com o processo de escuta sinodal iniciando em nossa Igreja Local, com o tema: Sinodalidade e Missão: desafios para uma Igreja em saída.

A Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2021 vai ser realizada em três etapas. A primeira acontecerá no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, Recife, no dia 20 de novembro, das 8h30 às 17h no formato híbrido: pela manhã contará com a participação presencial dos Bispos, Vigários Gerais, Vigários Episcopais, Mediadores convidados, todos os membros das Comissões Arquidiocesanas de Pastoral e todos os membros da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. De forma virtual, pelo Youtube da Arquidiocese de Olinda e Recife, participam o clero (padres, diáconos e seminaristas) e todos os membros dos Conselhos Paroquiais de Pastoral – CPPs de todas as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife. À tarde, a Assembleia continua somente para quem estiver presencialmente na Várzea.

A segunda fase será nos vicariatos, no dia 27, das 8h30 às 12h. Participam deste momento os Vigários Episcopais, todo o clero (padres e diáconos), todos os membros das Comissões Vicariais de Pastoral e membro assessor da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

A terceira fase será na paróquia Nossa Senhora das Graças, nas Graças, em Recife, no dia 04 de dezembro, das 8h30 às 12h. Participam neste dia todos os membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

De acordo com o padre Josenildo Tavares, coordenador das Pastorais da Arquidiocese, a programação da Assembleia foi pensada a partir da dinâmica da sinodalidade e levando em consideração o cumprimento das normas de segurança da Secretaria Estadual de Saúde no combate a Covid-19. No dia 20/11, será oferecido almoço para os participantes (gratuito). Para isto, faz-se necessária a realização da inscrição até o dia 16 de novembro, através do e-mail: coordenacao.pastoral@aor.org.br ou pelo formulário online pelo

Programação:

Data: 20/11/2021 (sábado) – 1º ETAPA
Tema:
Sinodalidade e missão: desafios para uma Igreja em saída
Sistema híbrido

8h30 – Credenciamento
9h – Celebração oracional de Abertura da Assembleia
9h20 – Abertura oficial pela Palavra do Arcebispo
9h30 – Assessoria
10h30 – Intervalo
10h50 – Retorno para a Assessoria