Ele me enviou para dar a boa notícia aos pobres (Is 61,1b).

Recife, 04 de novembro de 2018.

Um grande profeta passou entre nós e nos deixou um legado que, entre tantos outros, nos responsabiliza a manter viva a chama que sempre marcou o protagonismo da Igreja de Olinda e Recife, no Nordeste do Brasil. “Não deixe morrer a profecia!” foram palavras ditas por Dom Hélder Câmara ao seu amigo Marcelo Barros que, por vários anos, orientou espiritualmente o movimento fundado por esse grande pastor, cinquenta anos atrás.

Foto: site www.falamanguinhos.com.br

O ano jubilar que o Movimento Encontro de Irmãos está vivendo e que terá seu auge e conclusão em Pentecostes de 2019 quer celebrar os benefícios espirituais e pastorais, promovidos ao longo das cinco últimas décadas a tantas famílias e pessoas que foram atingidas pelo sonho do Dom da Paz, de ver os pobres evangelizando os pobres. Esse sonho tornou-se realidade porque contou com o apoio e adesão de grande quantidade de pessoas, comprometidas com uma Igreja Samaritana, aberta ao diálogo e sensível aos desafios atuais. São inúmeros os irmãos e irmãs que ainda hoje estão necessitados do Pão da Palavra que os leve a experimentar a verdadeira vida. É no dia em que a Igreja celebra a “Solenidade de todos os santos” que escrevo essa mensagem e aproveito para render graças a Deus por todos e todas que, já tendo partido para a casa do Pai, buscaram santificar-se a partir desse carisma e que hoje estão na memória dos que ficaram e os têm como modelos a imitar.

O movimento aos poucos foi crescendo, famílias sendo evangelizadas, sobretudo, nos morros, mocambos, palafitas e regiões carentes. Comunidades foram sendo formadas e a proposta libertadora do evangelho chegando a novas realidades. Durante doze anos, fui pároco em Ouro Preto (Olinda), na Paróquia de São Lucas, que teve sua origem a partir do Encontro de Irmãos. Ali tive oportunidade de conhecer e conviver com pessoas admiráveis, bastante comprometidas com a missão e sempre disponíveis a trabalhar pelo Reino de Deus. A evangelização acontecia, não apenas através das visitas às casas, o que caracterizou a proposta inicial, mas se expandiu também para os meios de comunicação, sobretudo fazendo uso da nossa Rádio Olinda que até hoje conta com esses irmãos que juntamente com o Pe. Amaurílio Machado e Luciano Duarte conduzem o “Correio da Amizade” todos os domingos pela manhã.

O jubileu do Movimento Encontro de Irmãos, que hoje tem como Diretor Espiritual o diácono permanente Jaime Bonfim, chega em bom tempo para nos possibilitar refletir sobre esse belo patrimônio da nossa Igreja arquidiocesana, como um verdadeiro dom de Deus que precisa continuar vivo e atuante nos tempos atuais, quando assumimos ser  “Igreja em estado permanente de missão” e somos confirmados pelo nosso papa Francisco que apela ao mundo inteiro ser “Igreja em Saída”, aberta aos desafios dos tempos atuais, respeitando o diferente e propondo novas ideias, no desejo de mergulhar para “águas mais profundas”.

Concluo felicitando e parabenizando todos os atuais membros do Encontro de Irmãos e desejando força, para que esse movimento, mais que atual, possa continuar se expandindo e continuando sua importante missão de evangelizar, levando a paz que vem de Deus e a solidariedade fraterna a todos os nossos irmãos e irmãs, sobretudo os que, em pleno século XXI, ainda vivem uma desumana situação de marginalidade.

Invoco sobre todas e todos, as bênçãos do Senhor!

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo de Olinda e Recife.