A vida é missão

Mais uma vez, neste mês de outubro, através das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e do Conselho Missionário Nacional (COMINA), a CNBB nos convida a viver o mês missionário. O objetivo é despertar em todos os católicos a consciência de que, de tal forma, a missão faz parte essencial da natureza da Igreja, que não é apenas algo que é feito e sim a própria vida que se torna missão. O próprio Jesus afirmou:  “Eu vim (isso é, eu fui enviado) para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10). Então, a própria vida deve ser compreendida como missão.

Há 50 anos, o Decreto do Concílio Vaticano II sobre as missões ensinava: “A missão da Igreja é manifestar e comunicar a toda humanidade o amor de Deus por todos. Ela deve fazer isso se inserindo, no mesmo movimento que levou Jesus Cristo a se encarnar, isso é, sujeitar-se aos condicionamentos sociais e culturais das pessoas com as quais ele conviveu”(Ad Gentes, 10).

Neste ano de 2020, lendo na liturgia dominical o Evangelho de Mateus, tivemos desde setembro, vários textos nos quais Jesus compara a missão com a vinha de Deus. No Antigo Testamento, a vinha era imagem do povo de Israel (Cf. Is 5, 1- 2). Nos evangelhos, Jesus alarga esta imagem e a aplica à realização do reinado divino no mundo. Tanto a nós que vivemos o mistério da Igreja, como aos outros, a ordem é a mesma: trabalhem na minha vinha, isso é, no esforço de transformar o mundo de acordo com o projeto divino de uma sociedade mais igualitária e baseada na justiça eco-social e na paz.

No começo deste mês de outubro, o papa Francisco nos dirige uma nova carta-encíclica, cujo título é justamente: Todos somos irmãos e irmãs. Nossa missão vai além da Igreja. É a construção de um mundo fraterno.

A Campanha Missionária deste ano, em parceria com a Rádio Aparecida, disponibiliza a todas as rádios do Brasil a novena missionária em áudios para podcast. A produção foi realizada a partir do material produzido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM). Os áudios no formato podcast motivam a oração e a reflexão do tema “A vida é missão”. Em nossa arquidiocese, poderemos acompanhar através da Rádio Olinda às 15h30.

Os encontros da novena missionária refletem a vida e o testemunho dos diferentes sujeitos da missão. Com ousadia e a seu modo, todos pronunciam: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Durante os nove dias, rezaremos o tema “A vida é missão” que se desdobra na vida missionária das famílias, dos seminaristas, da vida consagrada, das crianças e adolescência, dos ministros ordenados, da juventude; da Amazônia e dos idosos e enfermos.

Nesse mês das missões, convido insistentemente os padres, agentes de pastoral e irmãos e irmãs de todas as comunidades da arquidiocese para sermos juntos uma Igreja cada vez mais missionária a serviço da vida de todos, católicos e não católicos. Em meio a esta pandemia, a nossa arquidiocese, através de diversas pastorais sociais, junto com irmãos e irmãs de outras Igrejas e com a colaboração de movimentos sociais realizou a missão como cuidado com a vida dos mais pobres e vulneráveis, tanto na distribuição de alimentos e material de higienização, como no apoio a comunidades carentes.

É preciso que isso não seja visto como apêndice da missão e sim como o próprio núcleo de nossa missão evangelizadora. Devemos estar cada vez mais amorosamente abertos a todas as realidades da vida do nosso povo. Que nossas paróquias e comunidades sejam espaços de convivência abertas a todas as pessoas que nos procuram e que, juntos, possamos cuidar da natureza que nos cerca, nessa bela região do Nordeste em que o Pai nos colocou.

Deus abençoe a todos/as.

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB