A arte promovendo a solidariedade e juntas a transformação social. Um exemplo do sonho pregado e vivido por dom Helder Camara foi concretizado nesta quarta-feira, 21, na sede da Cúria Metropolitana, nas Graças. Representantes da Associação Brasileira de Canto Coral (Abcantocoral), doaram quase 900 quilos de alimentos para a Arquidiocese de Olinda e Recife. Os mantimentos foram arrecadados na 11ª edição do Festival Nacional de Corais de Empresas (Fenace), que aconteceu de 8 a 11 deste mês, no Teatro de Santa Isabel.

O Fenace é um evento que estimula o trabalho dos corais formados por funcionários de empresas que atuam em diversos segmentos. Com o apoio da Ação de Cidadania contra a fome a miséria e pela vida de Pernambuco, os grupos realizam, uma vez por ano, apresentações para arrecadar alimentos que são divididos com outras instituições que realizam trabalhos sociais. De acordo com a presidente da Abcantocoral, Suely Farias, o cuidado do arcebispo com os menos favorecidos foi o que motivou a escolha da arquidiocese para receber as doações deste ano. “Dom Fernando Saburido realiza e apóia diversos trabalhos voltados para os mais pobres. Sabemos que aqui os alimentos terão um destino certo” , afirmou.

O coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Josenildo Tavares, ficou muito feliz com as doações feitas à Igreja de Olinda e Recife. O religioso agradeceu a solidariedade dos grupos que participaram e também dos espectadores, que por meio da arte foram levados a um ato de amor ao próximo. “Dom Helder sonhava com o novo milênio sem fome, onde a arte teria um papel importante na mobilização de atos solidários. Este é um exemplo concreto do que pretendia o nosso profeta. Agradeço em nome da arquidiocese, mas sobretudo, dos pobres que serão beneficiados com os alimentos”, declarou.

Os alimentos serão doados às fraternidades O Caminho e Toca de Assis, que seguindo o modelo de São Francisco de Assis, realizam um trabalho de evangelização e construção da dignidade de moradores de rua do Recife. E também à Associação Maria Amélia, que trabalha na recuperação de jovens infratores e dependentes de substâncias psicoativas, em Vitória de Santo Antão.

Da Assessoria de Comunicação AOR