Um importante passo foi dado pela Arquidiocese de Olinda e Recife e pelo Governo do Estado de Pernambuco, para a instalação da primeira Fazenda da Esperança, na Região Metropolitana. Durante uma reunião no Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria, dom Fernando Saburido assinou o ofício de solicitação do terreno para a construção da unidade que cuidará de jovens e adultos dependentes químicos. O resultado do pedido deve sair até o final do mês de maio.

A área que foi solicitada pela arquidiocese tem 4 hectares, e fica no município de Igarassu. A partir do pedido de doação uma equipe técnica do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) fará uma georreferenciamento, ou seja, um estudo para saber se o terreno oferece condições para que seja construída uma Fazenda da Esperança.

De acordo com o presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, a sociedade já pode comemorar a construção da primeira unidade da Fazenda da Esperança na RMR. “É um compromisso do Estado contribuir no que for possível com essas ações de resgate da dignidade de pessoas vítimas das drogas. O georreferenciamento é uma ação padrão e necessária “, afirmou. O prefeito de Igarassu, Gesimário Baracho, também garantiu o apoio para a implantação da fazenda.

Para o arcebispo um momento de esperança que ele espera que se torne realidade logo. “A arquidiocese não está fazendo nada mais do que seu papel, intermediando com o poder público a implantação de um projeto importantíssimo para nossa sociedade que tanto sofre com as drogas”, comemorou dom Saburido.

Em Pernambuco existem hoje três Fazendas da Esperança todas no Agreste. Duas (feminina e masculina) que ficam em Garanhuns, e uma de internação masculina em Caruaru. A unidades atendem cerca de 170 jovens.

Da Assessoria de Comunicação AOR