PASCOM AOR
A Arquidiocese de Olinda e Recife integrará a Frente Ampla Pernambuco Contra a Redução da Maioridade Penal. O convite foi feito na manhã desta terça-feira, 12, pelos membros do grupo em audiência com o arcebispo dom Fernando Saburido, na sede da Cúria Metropolitana, nas Graças. A vaga será ocupada por um membro da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Além disso, o religioso se comprometeu em ajudar na divulgação das campanhas em apoio ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Na próxima terça-feira, 19, na reunião do clero, padres, diáconos e seminaristas receberão o material como adesivos e panfletos referentes à defesa dos Direitos Humanos das crianças e adolescentes. O objetivo é que o assunto seja debatido dentro das pastorais e movimentos em cada uma das 117 paróquias do território arquidiocesano.
“Ter a Igreja como parceira nos ajudará a levar a reflexão do tema para mais pessoas. Queremos conscientizar a sociedade que é preciso oferecer oportunidades humanizadoras para as crianças e os adolescentes para prevenir como prega o ECA, e não somente punir. A solução não está nos presídios”, afirmou a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE), Jaciara Arruda.
Para dom Saburido, a missão é difícil, mas ninguém deve desistir. “Eu parabenizo o trabalho da Frente Ampla Pernambuco Contra a Redução da Maioridade Penal, pelo empenho e dedicação. As dificuldades surgem, porém temos que ir até o fim. A arquidiocese, com certeza, estará junto nessa luta”, declarou o arcebispo.
A Frente Ampla Pernambuco Contra a Redução da Maioridade Penal foi criada no dia 31 de março deste ano. Formado por representantes de organizações governamentais e não-governamentais, o grupo tem o objetivo de ser um espaço democrático de discussão dos Direitos Humanos da criança e do adolescente. As reuniões são realizadas uma vez por mês.
Formação
A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Olinda e Recife promoverá no próximo dia 23, às 9h, na sede da CNBB NE2, bairro da Boa Vista, mais um encontro de formação para agentes. Dessa vez, o debate será em torno da redução da maioridade penal, que está sendo discutida por uma comissão especial na Câmara Federal. O projeto de lei complementar será apresentado pelo promotor de justiça de Pernambuco, Marco Aurélio.
A coordenação convida dois representantes das pastorais sociais que compõem a arquidiocese e dois de grupos e movimentos da juventude. A participação é gratuita, no entanto, a Pastoral Carcerária solicita que os interessados levem frutas e sucos de caixa para serem partilhados no intervalo. Outras informações com o coordenador arquidiocesano da pastoral, Lenilson Freitas, pelos telefones (81) 8705.5627 ou 9886.1478.