Texto coletivo produzido pelos integrantes da Oficina de Texto

O colégio Ideal, localizado no bairro de Vista Alegre, em Jaboatão dos Guararapes, sediou neste domingo, 4 de junho, uma série de oficinas voltadas à capacitação dos agentes de comunicação dos vicariatos Jardim São Paulo e Jaboatão da Arquidiocese de Olinda e Recife. Foram oferecidas, de forma gratuita, qualificação nas áreas de fotografia, redes sociais, rádio e podcast, transmissão com aplicativos e texto jornalístico, promovendo uma manhã de partilha e aprendizado entre os agentes.

O evento contou com cerca de 80 agentes de 11 paróquias que integram os vicariatos. Cinco oficinas foram ministradas por profissionais que conhecem a realidade da Igreja, trazendo experiência de seu trabalho comercial para o âmbito arquidiocesano. Em um momento inicial, a coordenadora arquidiocesana para as pastorais da comunicação, irmã Josevânia Alves, repassou os agentes os principais pontos a serem tratados e a importância das oficinas para o serviço evangelizador, pois “para se comunicar Deus, é preciso estar em Deus”.

A jornalista da Arquidiocese de Olinda e Recife, Luciana Falcão, reforçou a importância deste mutirão. “O objetivo é compartilhar conhecimento, para que as Pascom’s trabalhem com mais qualidade e, assim, sejam mais eficazes na sua missão”, relatou.

Uma das oficinas mais procuradas durante o evento foi a de fotografia, ministrada pelo fotógrafo Cristian Farias. O profissional repassou para os interessados nessa oficina técnicas de posicionamento e comportamento durante o serviço à Igreja e relatou sua alegria em compartilhar seu conhecimento. “Satisfação em poder contribuir com minha experiência na fotografia, estar aqui em comunhão com os irmãos, conhecer outros vicariatos e, acima de tudo, levar Deus através dessa oficina”.

Os agentes demonstravam alegria e entusiasmo em estarem participando do mutirão. Renato Araújo, integrante da Pascom da paróquia Santo Amaro, de Jaboatão, há dois anos, relatou sua experiência participando da oficina rádio e podcast. “A oficina é muito interessante pois permite uma troca de experiências”, disse. “Ao mesmo tempo que você aprende, também dá sua opinião e as pessoas aprendem com você”, disse.

O vigário episcopal de Jaboatão, padre Rogério Silva, foi até o local do evento para cumprimentar os agentes de Pascom. Todos saíram satisfeitos com a iniciativa da Arquidiocese em promover essa capacitação, relatando a importância dessa qualificação para a melhoria e eficácia dos seus serviços de evangelização nas suas paróquias.

Texto coletivo dos participantes da Oficina de Texto:

Cinthia Paiva
Douglas Gabriel