No dia 27 de março de 2022, a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação (CAP Pascom) promoveu um mutirão de oficinas de comunicação para cerca de 100 agentes de Pascom das paróquias do Vicariato Cabo. O encontro de formação aconteceu no Centro Social Armínio Guilherme, prédio anexo à igreja matriz de Santo Antônio, no centro do Cabo, das 8h às 16h. Dentre as cinco oficinas oferecidas, estavam as de redes sociais, texto jornalístico, fotografia, transmissão com uso de aplicativos e rádio-podcast.

Alguns jovens da oficina de texto jornalístico entrevistaram a coordenadora da Pascom arquidiocesana, Ir. Josevânia Alves. “Este encontro tem o intuito de investir na capacitação dos agentes de comunicação, para melhorar o serviço paroquial e ajudar na proclamação do evangelho”, afirmou a religiosa. “Que os agentes possam voltar para suas paróquias e fazer encontros com os agentes de outras pastorais”, finalizou.

Para o vigário episcopal do Cabo, monsenhor José Severino, que é também pároco de Santo Antônio, a Pastoral da Comunicação “é uma das mais importantes da Igreja, um serviço indispensável, um trabalho muito bonito”. O monsenhor visitou todas as salas das oficinas.

Os participantes apresentaram, em assembleia, um resumo do que foi trabalhado em cada oficina.  O evento foi totalmente gratuito. Para melhor acolhimento das equipes, foram servidos café da manhã, almoço e lanche da tarde. Ao final do encontro, houve a celebração da santa missa, presidida pelo monsenhor José Severino.

Texto coletivo – Oficina de Texto Jornalístico:
Erika Nathália Oliveira, Maria da Conceição de Lima, Zenaide Maria da Silva, Rhasma Monte, Dandara Calixto, Ivone Maria da Silva, Bruno Igor do Nascimento Silva, Aline Cristiane da Paz Aragão, Madson Elton, Igor Gabriel, Itauanny Beatriz de Almeida, Petrus Vinicius de Freitas Tenório.