A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos viveu um dia de festa na igreja catedral do Santíssimo Salvador, em Olinda. Os confrades reuniram-se para agradecer o testemunho do servo de Deus Dom Vital, nos 145 anos de sua partida para a casa do Pai, e comemorar os 40 anos da Província Nossa Senhora da Penha, dos Capuchinhos, que tem sede no Recife. A missa foi presidida pelo administrador apostólico de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que tinha a seu lado, no presbitério, dois bispos capuchinhos: Dom Luís Pepeu, emérito da Diocese de Vitória da Conquista, na Bahia, e Dom Severino de França, emérito da Diocese de Nazaré, em Pernambuco.

Dom Vital foi o 20º bispo de Olinda, eleito bispo com apenas 27 anos, em 1871, e que viveu com muita intensidade o seu breve episcopado – ele morreu sete anos depois. “Ele enfrentou desafios muito grandes, que motivaram o processo de beatificação e canonização que está sendo encaminhado na Santa Sé”, comentou dom Fernando. “Esperamos que, o quanto antes, tenhamos a graça de ter Dom Vital como santo reconhecido pela Igreja”.

Leigos da Confraria Dom Vital participaram da missa, que recebeu o clero local e o padre Pedro Targino, pároco de Nossa Senhora da Conceição, em Pedras de Fogo, na Paraíba, cidade onde nasceu Dom Vital. O padre acredita que a história de Dom Vital inspira outros pedrafoguenses a serem padres e aprofundarem mais sua fé católica. “Para nós, é sempre uma alegria e uma honra celebrar este servo de Deus, revivendo a dinâmica de sua vida”, comentou. “Sairemos daqui felizes porque sabemos que ele está no céu intercedendo por nós”.

A Província Nossa Senhora da Penha abrange território que corresponde ao do Regional Nordeste 2 da CNBB: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O ministro provincial, frei Franklin, foi um dos celebrantes da missa. Em nome dos confrades capuchinhos, depositou flores diante do quadro de Dom Vital. Flores também no túmulo dom servo de Deus Helder Câmara, que há 40 anos, quando era arcebispo de Olinda e Recife, erigiu canonicamente a Província.

Exemplos de santidade, são dois os capuchinhos em processo de beatificação e canonização na Arquidiocese de Olinda e Recife: Dom Vital e Frei Damião de Bozzano. A terceira causa em andamento na Arquidiocese é a de Dom Helder Câmara, que não era capuchinho, mas foi um grande benfeitor, apoiando e incentivando os frades em sua missão.

Pascom AOR