Após visitar a comunidade pesqueira de Suape em 23 de outubro, quando ouviu as pessoas e rezou com elas, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, divulgou neste sábado, nas redes sociais, um vídeo em que pede ajuda à comunidade católica. Em poucos segundos, o arcebispo orienta párocos e administradores paroquiais a pedirem ajuda aos fiéis após a missa, com doações de materiais de limpeza e segurança para a retirada do óleo, e com doações de alimentos para as famílias que tiram seu sustento do mar.

Sobre a comunidade local, dom Fernando comenta que são muitos os atingidos. “Pensamos em fazer esta campanha porque muitos estão passando necessidades: do jangadeiro que faz passeios para turistas até os pescadores e marisqueiros, pois estão impossibilitados de trabalhar por conta da contaminação da água e do pescado”, disse o arcebispo.

A campanha começa já nas missas deste final de semana e vai envolver as 141 paróquias da Arquidiocese.

Assista ao vídeo AQUI

Texto do vídeo divulgado nas redes:

Acompanhado da Comissão de Justiça e Paz e Pastorais Sociais, visitamos no último dia 23 deste mês de outubro, a colônia de pescadores de Suape. Diante do óleo que invade as praias, constatamos as dificuldades que enfrentam os moradores e os que dependem exclusivamente do mar para viver. Queremos solicitar aos nossos párocos e administradores paroquiais que após as celebrações eucarísticas motivem a comunidade para ajudar. É importante doar material de limpeza e segurança para a remoção do óleo e doar alimentos para as famílias impossibilitadas de trabalhar por conta da contaminação da água e do pescado. Esses donativos devem ser enviados para a sede do seu vicariato e de lá destinados para as comunidades mais necessitadas. Contamos com a compreensão e a solidariedade de todos e todas e que Deus os abençoe.

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo de Olinda e Recife