20161128_215033-smallA capela de Santo Antônio, nos Torrões, foi elevada à dignidade de Paróquia nesta segunda-feira (28/11), às 19h, com celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O povo compareceu em peso ao local e foi preciso instalar telões na lateral da igreja para que todos pudessem acompanhar os ritos da celebração que instalava a nova paróquia e dava posse ao novo pároco, padre Luís Gustavo Gonçalves Vilaverde. 

A antiga capela de Santo Antônio fazia parte da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no Engenho do Meio, e o desmembramento foi feito pela necessidade de atender mais paroquianos e desenvolver mais atividades pastorais nas comunidades. Após leitura do decreto realizada pelo padre Josenildo Tavares, de acordo com as vigentes prescrições do direito canônico, dom Fernando declarou instalada a mais nova paróquia da Arquidiocese de Olinda e Recife – a 125ª.20161128_194906-small

“A Paróquia de Santo Antônio já nasce bem grande em número de fiéis e em animação; que ela possa, a partir de agora, crescer também no compromisso com a Palavra e o Reino de Deus”, disse o arcebispo em sua homilia. O arcebispo explicou para os presentes, ainda, os ritos de posse do novo pároco, padre Gustavo: a renovação do compromisso sacerdotal, a profissão de fé e o seu juramento de fidelidade, além do tríplice múnus, que são as obrigações e deveres de santificar, ensinar e governar o povo de Deus – importantes missões que um pároco assume diante da comunidade. Explicou também sobre os ritos da bênção do altar, do sacrário e dos objetos que farão parte das celebrações.

A leitura da provisão canônica, feita pelo padre José Erinaldo e válida até 2022, conferiu o ofício de pároco da matriz de Santo Antônio em Torrões ao padre Gustavo, bastante festejado pelos presentes. Em suas palavras de agradecimento, o novo pároco lembrou que todas as vezes que ouviu elogios pelo nascimento da paróquia e pelas reformas do templo, fez questão de deixar claro que “tudo foi uma caminhada, de muito tempo, feita por todos os padres que passaram pela antiga capela”.20161128_192954-small

Ao final da celebração, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no Engenho do Meio, padre Paulo Sérgio Monteiro, que também é vigário episcopal do Vicariato Várzea, expressou sua alegria pela nova caminhada da antiga capelinha de Santo Antônio. Para ele, “não é a paróquia de Nossa Senhora das Graças que está perdendo uma capela, mas o Vicariato Várzea que está ganhando uma paróquia”, comentando o fato de que antes havia 17 paróquias no vicariato e agora elas somam 18.

A igreja matriz da Paróquia de Santo Antônio está localizada na Rua Maravilha, s/n – esquina com a Avenida do Forte, em Torrões.

Pascom AOR