A capela de Santo Antônio, nos Torrões, foi elevada à dignidade de Paróquia nesta segunda-feira (28/11), às 19h, com celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O povo compareceu em peso ao local e foi preciso instalar telões na lateral da igreja para que todos pudessem acompanhar os ritos da celebração que instalava a nova paróquia e dava posse ao novo pároco, padre Luís Gustavo Gonçalves Vilaverde.
A antiga capela de Santo Antônio fazia parte da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no Engenho do Meio, e o desmembramento foi feito pela necessidade de atender mais paroquianos e desenvolver mais atividades pastorais nas comunidades. Após leitura do decreto realizada pelo padre Josenildo Tavares, de acordo com as vigentes prescrições do direito canônico, dom Fernando declarou instalada a mais nova paróquia da Arquidiocese de Olinda e Recife – a 125ª.
“A Paróquia de Santo Antônio já nasce bem grande em número de fiéis e em animação; que ela possa, a partir de agora, crescer também no compromisso com a Palavra e o Reino de Deus”, disse o arcebispo em sua homilia. O arcebispo explicou para os presentes, ainda, os ritos de posse do novo pároco, padre Gustavo: a renovação do compromisso sacerdotal, a profissão de fé e o seu juramento de fidelidade, além do tríplice múnus, que são as obrigações e deveres de santificar, ensinar e governar o povo de Deus – importantes missões que um pároco assume diante da comunidade. Explicou também sobre os ritos da bênção do altar, do sacrário e dos objetos que farão parte das celebrações.
A leitura da provisão canônica, feita pelo padre José Erinaldo e válida até 2022, conferiu o ofício de pároco da matriz de Santo Antônio em Torrões ao padre Gustavo, bastante festejado pelos presentes. Em suas palavras de agradecimento, o novo pároco lembrou que todas as vezes que ouviu elogios pelo nascimento da paróquia e pelas reformas do templo, fez questão de deixar claro que “tudo foi uma caminhada, de muito tempo, feita por todos os padres que passaram pela antiga capela”.
Ao final da celebração, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no Engenho do Meio, padre Paulo Sérgio Monteiro, que também é vigário episcopal do Vicariato Várzea, expressou sua alegria pela nova caminhada da antiga capelinha de Santo Antônio. Para ele, “não é a paróquia de Nossa Senhora das Graças que está perdendo uma capela, mas o Vicariato Várzea que está ganhando uma paróquia”, comentando o fato de que antes havia 17 paróquias no vicariato e agora elas somam 18.
A igreja matriz da Paróquia de Santo Antônio está localizada na Rua Maravilha, s/n – esquina com a Avenida do Forte, em Torrões.
Pascom AOR