PASCOM AOR
A Arquidiocese de Olinda e Recife foi presenteada pela Província Italiana de Santo Antônio de Pádua com uma relíquia em primeiro grau do santo português. Trata-se de um fragmento do corpo do franciscano. O arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, divulgou a novidade no último sábado, 05, em seu perfil no Facebook. O portador foi o italiano Gianfranco Fior, amigo do arcebispo. A entrega ocorreu na casa de dom Fernando e contou com a presença do bispo auxiliar, dom Antonio Tourinho, o vigário geral da arquidiocese, dom Genival Saraiva, e o bispo emérito da Diocese de Nazaré, dom Severino Batista.
Dom Fernando expôs a satisfação da arquidiocese por obter o objeto sagrado. “”Recebemos hoje (sábado), da Província Italiana Di Santo Antonio Di Padova, através do Sr. Gianfranco Fior, uma relíquia massa corporis de Santo Antônio de Pádua. A nossa Arquidiocese de Olinda e Recife tem Santo Antônio como padroeiro, por essa razão muito se alegra com o gesto do minister provincialis – frei Joannes Voltan”, revelou o religioso.
Em 2015, a arquidiocese procurou resgatar a devoção ao padroeiro e realizou tríduo festivo na Igreja Catedral Santíssimo Salvador do Mundo – Sé de Olinda. De acordo com dom Fernando, os devotos poderão venerar a relíquia nos dias da festa em honra do santo no mês de junho na Igreja Catedral.
Durante a estada em Roma para participar do 3° Retiro Mundial dos Sacerdotes, em junho do ano passado, dom Fernando e dom Genival, visitaram a Basílica de Santo Antônio, na cidade de Pádua. O local é um centro de peregrinação mundial e foi construído com a intenção de abrigar os restos mortais do santo franciscano e suas relíquias. No templo, o arcebispo teve a ideia de conseguir uma relíquia em primeiro grau. O pedido foi feito através de ofício à Província de Santo Antônio de Pádua. Os objetos de primeiro grau são parte do corpo de um santo, como ossos, unhas, sangue ou cabelo.
Os objetos pessoais, como roupas, cajados ou pregos da cruz são considerados relíquias de segundo grau. Já as de terceiro grau podem ser pedaços de tecido que tocaram o corpo, por exemplo.