Na tarde da sexta-feira, 27 de abril, o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, esteve reunido com o Conselho Episcopal para deliberar sobre algumas pautas importantes. Após diálogo com os vigários episcopais, Dom Fernando anunciou que a Arquidiocese ganhou dois novos vigários episcopais: padre Alessandro Corazza deixa o Vicariato Igarassu e passa a ser o vigário episcopal do Vicariato para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e o padre Hélio do Nascimento, atual presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Social Transformadora (Pastorais Sociais), assume o Vicariato Igarassu.

Dom Fernando informou que as datas das posses dos novos vigários episcopais foram agendadas para o mês de maio. O padre Alessandro Corazza será empossado vigário episcopal do Vicariato para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada em celebração eucarística na catedral da Sé, Olinda, no dia 13/05 (9h) e a posse do padre Hélio do Nascimento como vigário episcopal do Vicariato Igarassu será no dia 14/05 (19h30), na matriz de São Francisco, no bairro Vila Torres Galvão, Paulista, paróquia onde o padre Hélio atua como pároco. Desde 2011 à frente do Vicariato Igarassu, o padre Alessandro Corazza destacou que na sua gestão, investiu em formação de Catequistas e da Liturgia. A sua expectativa para os trabalhos no Vicariato para a Vida Consagrada se concentra na animação vocacional e na valorização dos carismas dos institutos, em sintonia com a missão da igreja diocesana. O padre Hélio ficou surpreso com a escolha do seu nome e evidenciou que fica feliz em poder contribuir e estar sempre disponível para servir à Igreja.

Dentre as pautas abordadas no encontro, esteve a proposta de restauro da igreja São Pedro dos Clérigos, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan – PE). O momento foi importante para obter a aprovação sobre o restauro dos bens móveis e integrados da igreja, um templo erguido em estilo Barroco.

Representando do Iphan/PE, a Superintendente Renata Borba e Frederico Almeida, apresentaram ao Conselho Episcopal os resultados de pesquisas e simulações de futuras intervenções de restauração na igreja de São Pedro dos Clérigos. O orçamento para a proposta de restauro é de seis milhões de reais, oriundo do PAC Cidades Históricas. De acordo com o padre Rinaldo Pereira, moderador da Cúria arquidiocesana, a previsão para o início das obras é no segundo semestre deste ano. O Iphan/PE informou ainda que no segundo semestre pretende promover uma capacitação em conservação de imagens, tendo como público-alvo zeladores e pessoas indicadas pelas paróquias. Dom Fernando Saburido e o Conselho Episcopal se mostraram satisfeitos e a proposta foi aprovada. O Iphan é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização desses bens pela atual e futuras gerações.

(Pascom Arquidiocese)