O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu nesta terça-feira, 17, o superintendente executivo do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (Ciee/PE), Germano Coelho. Na audiência, foi discutida uma possível parceira entre as duas instituições para oferecer cursos de qualificação para jovens carentes.

A proposta é que a arquidiocese disponibilize algumas salas para que o Ciee possa ministrar os cursos. O Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, localizado no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, poderá abrigar as atividades voltadas para a qualificação de menores aprendizes cujo período de formação é de dois anos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que há no Brasil cerca de 36 milhões de pessoas da faixa etária de 14 a 24 anos. Deste total, apenas seis milhões são universitários. Os demais estão à margem da sociedade.  Germano Coelho acredita que é necessário que haja uma reconstrução do país e a Igreja é fundamental neste processo. A ideia é ir além dos limites do Estado de Pernambuco e atingir outras regiões do país.

Dom Fernando concordou com o projeto e propôs que o Ciee amplie a oferta de cursos utilizando salas disponíveis nas 108 paróquias existentes no território arquidiocesano. “Há nas paróquias espaços que geralmente não são usados durante a semana e que poderiam ser abertos para abrigar alguns cursos. Desta forma, as comunidades locais seriam atendidas e os jovens não teriam despesas com transporte”, afirmou o arcebispo.

Ciee/PE – O Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco é uma associação beneficente de assistência social, sem intuitos lucrativos, de utilidade pública federal, estadual e municipal, de fins filantrópicos e educacionais. A missão é promover a integração ao mercado de trabalho, através do estágio, da aprendizagem e da qualificação de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil, na área da educação, da ciência e da cultura.

Da Assessoria de Comunicação AOR com informações do Ciee