Após celebrar a Eucaristia, neste domingo (07) sem a presença de fiéis na Catedral Metropolitana, em Olinda, obedecendo ao decreto do Governo do Estado de Pernambuco, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, divulgou comunicado assinado por ele e pelo bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio, ciente do projeto de lei que quer reconhecer essenciais as atividades religiosas nos templos. No comunicado, no entanto, o arcebispo reconhece que, diante da gravidade da pandemia, “a prioridade deve ser salvar vidas” e pede aos fiéis que mantenham os cuidados de ficar em casa com higiene das mãos e uso de máscaras. O texto dos bispos ainda valoriza a vacinação e cobra dos governantes soluções para problemas como aglomerações nos transportes públicos, leis que garantam digna condição de vida aos desempregados e melhorias na assistência aos enfermos.

Conheça o texto do comunicado na íntegra.

Arquidiocese de Olinda e Recife
Queridos irmãos e irmãs,

Fomos informados que, nesta segunda feira, terão início na Assembleia Legislativa as negociações para aprovação do projeto que inclui as atividades religiosas, nos templos, como essenciais.

Reconhecemos a religião como grande conforto espiritual para a nossa vida, sobretudo nas ocasiões mais desafiadoras.  Por outro lado, entendemos que em momento tão grave como estamos passando, quando cresce assustadoramente no Brasil o número de infectados e falecidos por conta da Covid-19, a preocupação com as celebrações nas igrejas não pode ser a principal.

A prioridade deve ser salvar vidas. A prática religiosa independe do templo, conforme Mt 18,20: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”. As pessoas podem fazer uso dos recursos da tecnologia para participar das celebrações, à distância, e realizar suas devoções em suas casas, em conjunto com sua família, como “Igreja Doméstica”, tão preconizada no Concílio Vaticano II e no Catecismo da Igreja Católica (cf. LG, 11; CIC 1655 – 1658).

Neste momento devemos concentrar nossas energias no combate à pandemia, procurando fazer a nossa parte, ou seja: ficando o quanto possível em casa, mantendo o distanciamento social, a higienização, fazendo uso permanente da máscara e não deixando de tomar a vacina. Cuidemos uns dos outros, sobretudo dos idosos, dos pobres, daqueles que não têm onde morar.

Achamos importante reconhecer a religião como essencial e agradecemos o empenho do legislativo estadual. Ao mesmo tempo, esperamos dos governantes e legisladores medidas mais eficazes para evitar, ou pelo menos diminuir, o escândalo das aglomerações nos transportes públicos, a aprovação de leis que visem digna condição de vida para os desempregados e melhorias na assistência aos enfermos.

Que Deus tenha misericórdia do nosso povo.

Recife, 07 de março de 2021.

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo Metropolitano