Diferente, mas sempre Santa. Este ano, fiéis católicos do mundo inteiro viverão a Semana Santa de forma atípica: de suas casas, pelos meios de comunicação. Dentro das igrejas, as celebrações reunirão o mínimo de pessoas possível – apenas as equipes de liturgia e de comunicação (para o serviço no altar e para as transmissões ao vivo, respectivamente).

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido preside todas as celebrações do período na Catedral do Santíssimo Salvador, em Olinda, exceto a missa e bênção dos Santos Óleos, que foi adiada por precisar reunir todo o clero. “É uma missa bonita, quando os mais de duzentos padres da Arquidiocese renovam seus compromissos sacerdotais diante de Deus e do bispo, mas que será celebrada em momento mais adiante, por conta das recomendações de não promover a aglomeração de pessoas”, explicou o arcebispo. “Nesse caso, a internet não seria um recurso para os padres porque é nessa celebração que eles recebem os óleos que serão usados, em suas paróquias, para ministrar os sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos”.

O arcebispo preside as demais celebrações da Semana Santa na Catedral, a portas fechadas. Dom Fernando acredita que os fiéis católicos participarão de suas casas como se estivessem dentro da catedral, com respeito, amor e fé. “É difícil, eu sei, mas tudo isso vai passar e deixar nossa fé ainda mais fortalecida”, comentou. “Estaremos juntos em oração, desde o Domingo de Ramos até o Domingo da Páscoa”, pela Rádio Olinda e pela Internet.

CATEDRAL – OLINDA

DIA 5 – Dom Fernando preside a Missa de Ramos, às 9h horas da manhã, na Catedral. Sem a participação do povo, por conta do isolamento social, a igreja catedral será ornamentada com ramos de palmeiras, lembrando que foi assim, saudado com ramos, que Jesus chegou a Jerusalém (no lombo de um burrinho) para seu calvário. Esse ano, casas e varandas da Região Metropolitana estarão enfeitadas com ramos, como sinal de fé.

DIA 9 – Dom Fernando preside a celebração da Quinta-feira Santa, às 17 horas, com o rito do Lava-pés. O rito do Lava-pés lembra a humildade de Jesus, que lavou os pés dos doze apóstolos. A atitude significa que Jesus veio para servir, e não para ser servido.

DIA 10 – Na Sexta-feira da Paixão, dom Fernando preside a liturgia da Paixão e Morte de Jesus, às 15 horas. Faz-se memória do sofrimento e da morte de Jesus, com adoração da cruz. Não é uma missa, porque não há Eucaristia. Ao final da liturgia, a imagem do Senhor Morto sai, solitária, em carro aberto (não haverá procissão de fiéis em obediência às orientações dos órgãos de saúde).

DIA 11 – No Sábado de Aleluia, o arcebispo preside, às 20 horas, a Vigília Pascal. A celebração começa à luz de velas. Uma série de leituras mostra a grandeza de Deus, desde a criação do mundo até o nascimento, morte e ressurreição de Jesus, quando as luzes da catedral serão acesas.

DIA 12 – No Domingo de Páscoa, dom Fernando preside a Missa de Páscoa, às 9 horas da manhã. É o congraçamento da ressureição de Jesus, na qual está baseada a fé dos cristãos católicos.

PARÓQUIAS

As paróquias vêm transmitindo as missas dominicais e outras celebrações pelas redes sociais, continuando e incrementando uma prática da Pascom – Pastoral da Comunicação – em nossa Arquidiocese. Com o isolamento social, as transmissões ao vivo se intensificaram. Os agentes de Pascom farão, portanto, a cobertura das celebrações da Semana Santa, para que os paroquianos possam acompanhar de suas casas.

Assim como na catedral, as transmissões começam no Domingo de Ramos.

Vejam abaixo as artes enviadas pelas paróquias, com o calendário das celebrações e os canais de transmissão.