Neste domingo (21), a Igreja celebrou o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data coincide, todos os anos, com o domingo da Ascensão do Senhor, quando Jesus, antes de subir aos céus e sentar-se à direita de Deus, manifestou-se aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura”. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, o arcebispo dom Fernando Saburido e a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para Comunicação Social (CAP Pascom), liderada por seu presidente, padre Luciano Brito, viveram uma semana inteira de atividades, celebrando a missão de comunicar.

Como não poderia deixar de ser, a Rádio Olinda foi uma das emissoras visitadas pelo arcebispo e pela equipe da Pascom Arquidiocesana

Da terça-feira (16) à quinta-feira (18), a CAP Pascom visitou alguns dos veículos de comunicação localizados na região metropolitana do Recife. Dom Fernando Saburido participou das visitas e rezou com os colaboradores das emissoras de rádio e TV e das redações dos grandes jornais da capital. “Numa igreja, a Palavra de Deus chega a 200 ou 400 pessoas, mas quando um veículo de comunicação faz a cobertura da celebração, falando sobre seu conteúdo e propósito, a Palavra vai mais longe, alcança mais pessoas”, explicou o arcebispo. “Por isso essa visita é tão importante: para agradecer pelo trabalho dos jornalistas e comunicadores, e também para rezar por eles, por suas famílias e por sua missão”, completou.

No sábado (20), cerca de 200 agentes de Pascom da Arquidiocese reuniram-se no auditório da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, no bairro da Boa Vista, no Recife, para um grande painel sobre Comunicação. Na mesa diretora, além do padre Luciano Brito estavam o padre Damião Silva, que utiliza a música e programas de rádio como meios de evangelização, e a religiosa paulina Helena Corazza, da Arquidiocese de São Paulo, que é jornalista e doutora em Comunicação. Irmã Helena e conduziu palestra com o tema sugerido pelo papa Francisco para este ano: Falar com o coração, “testemunhando a verdade no amor” (Ef 4,15). Grande incentivador, o arcebispo dom Fernando Saburido marcou presença e falou da importância da Pascom para o crescimento e animação da vida pastoral nas comunidades. Agentes de Pascom das paróquias dos 19 municípios que fazem parte do território arquidiocesano prestigiaram o evento. O pasconeiro Luís, de apenas 11 anos, deu exemplo: veio da Ilha de Itamaracá, a 45 quilômetros da capital.

Luís tem 11 anos e faz parte da Pascom da Ilha de Itamaracá

O catequista Fábio Cardoso (na foto abaixo, o primeiro à esquerda), da Paróquia Santa Luzia, da Estância, achou o encontro muito proveitoso. “Foi muito bom para que a gente possa rever nossa caminhada como comunicadores e evangelizadores, inclusive nas redes sociais, porque o católico deve sempre falar com o coração, onde quer que esteja”, afirmou. “Gostei muito da Ir. Helena, das falas do padre Luciano e do padre Damião, e achei importante a participação de dom Fernando, que com sua presença humilde e simpática sempre nos deixa uma palavra de apoio”, completou Fábio.

O pasconeiro Fábio (à esquerda na foto) lembrou que todo católico deve “falar com o coração”

No domingo, 21, festa litúrgica da Ascensão do Senhor, aconteceu a celebração eucarística na intenção de todos os comunicadores – uma ação de graças pelo trabalho pastoral de comunicar. A data, que marca o Dia das Comunicações, foi comemorada na igreja catedral do Santíssimo Salvador, na cidade alta, em Olinda. A missa foi presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido, oportunidade para conferir o Sacramento da Crisma a onze jovens e adultos.

Fátima Veloso, de 70 anos, recebeu o sacramento junto de seu filho Fairton, de 40 anos. Moradora do Bairro Novo, em Olinda, a crismanda sempre participou das celebrações da Igreja e, durante a pandemia, foi incentivada pelo filho a participar da formação para receber o sacramento. “Além de confirmar a minha fé, eu fiz um compromisso com minha Igreja: de evangelizar mulheres e jovens com minha arte, dando cursos de artesanato aqui na catedral, ajudando as pessoas desta comunidade”, afirmou.

Onze jovens e adultos foram crismados na catedral durante a Solenidade da Ascensão do Senhor

A Crisma foi histórica: como a igreja catedral não é uma paróquia, nos últimos anos não havia jovens da comunidade em formação para o sacramento. Desta vez, com as mudanças implementadas pelo cura da catedral, padre João Bosco Costa Lima, uma pequena turma foi formada. “Foi apenas o começo”, comentou o padre João Bosco. “Esperamos que, com a animação da vida pastoral aqui na igreja catedral, tenhamos ainda mais crismandos no ano que vem”.

Pascom AOR