“Amor em família: vocação e caminho de santidade” foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para o próximo Encontro Mundial das Famílias que será realizado de 22 a 26 de junho em Roma. O encontro está sendo organizado pela Diocese de Roma e pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida. Inicialmente previsto para o quinto aniversário de Amoris Laetitia e quatro anos depois de Gaudete et Exsultate, ou seja, no ano de 2021, o evento precisou ser transferido para 2022 por conta da pandemia.

Um casal da Arquidiocese de Olinda e Recife vai participar do encontro em Roma: Lourdes Cristina e Milton José de Morais, paroquianos de São Lourenço Mártir, em São Lourenço da Mata (PE). Os dois são coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 2 da CNBB (CNBB NE2) e têm a missão de representar o Regional no encontro. “Nossa gratidão a Deus por nos ter dado essa oportunidade de representar as famílias do nosso Regional e estar junto ao Santo Padre celebrando esse grande momento”, disse Milton. “Vamos rezar por todas as famílias e aprender um pouco mais sobre o que a Igreja nos pede enquanto orientadores de outras famílias para partilharmos nas 21 dioceses da CNBB NE2”.

Milton e Lourdes têm 28 anos de casados, dois filhos e uma nora. Iniciaram a caminhada na Pastoral Familiar por volta do ano 2000, quando dom José Cardoso era o arcebispo. Como casal cristão, que tenta dia a dia bem vivenciar o Sacramento do Matrimônio, a expectativa é que, voltando de Roma, empenhem-se ainda mais na missão de “ser luz para outros casais e outras famílias, levando-os a um encontro pessoal com Jesus”. Os dois viajam hoje (20/06) com destino a Roma, integrando a delegação do Brasil que é composta por mais quinze casais, um sacerdote e três bispos.

Em comunicado do Dicastério para os Leigos, Família e Vida -, o X Encontro Mundial das Famílias pretende “destacar o amor familiar como vocação e forma de santidade, para compreender e partilhar o sentido profundo e salvífico das relações familiares na vida quotidiana”. Ainda segundo o comunicado, não haverá palestras estruturadas academicamente com conteúdo teológico-doutrinal, mas será um momento de encontro, escuta e discussão entre os agentes da pastoral familiar e matrimonial. Formado por cinco conferências principais com cerca de trinta discursos e sessenta oradores, os painéis se concentrarão em alguns temas dominantes: a co-responsabilidade dos cônjuges e sacerdotes na pastoral das Igrejas particulares; algumas dificuldades concretas das famílias nas sociedades atuais; a preparação dos casais para a vida matrimonial; algumas situações de “periferia existencial” dentro das famílias; a preparação dos formadores em uma pastoral familiar cheia de desafios e questões difíceis. Também será um horizonte de referência a Igreja doméstica e a sinodalidade, com foco na relação entre jovens e idosos. Não será esquecido o âmbito do amor familiar nas provações, como o da traição, do perdão, e do abandono conjugal.

Comunicação do evento

A organização do Dia Mundial também estruturou um aplicativo com todas as referências à encíclica Amoris Laetitia, às catequeses, informações sobre encontros diocesanos e visitas virtuais às quatro principais basílicas romanas e ao Palácio Lateranense. Os encontros serão transmitidos – através do site oficial do evento, romefamily2022.com – na página do YouTube da Diocese de Roma e graças à colaboração com o Dicastério para a Comunicação, também no site Vatican News.

A missa de encerramento, presidida pelo Papa Francisco, vai ser exibida pela TV Canção Nova.

Pascom AOR