A Arquidiocese de Olinda e Recife prepara-se para a grande celebração de Pentecostes. Uma reunião com as equipes envolvidas na organização marcou o início da divulgação da celebração, que será realizada em 19 de maio no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, na zona sul do Recife.

Esta será a terceira vez que o Geraldão recebe uma celebração da Arquidiocese, desde sua reabertura, em setembro de 2020, depois de sete anos em reforma. O ginásio foi sede da festa de Pentecostes em maio de 2023 e da celebração eucarística na posse de dom Paulo Jackson como arcebispo de Olinda e Recife, em agosto do mesmo ano.

Para a celebração de Pentecostes 2024, os portões do ginásio serão abertos ao meio-dia e a programação terá início às 13 horas. “O horário da missa, que será presidida pelo arcebispo, já está definido: será às 16 horas”, disse Ane Kely, que faz parte da equipe de organização. “Quanto às atrações musicais, divulgaremos aos poucos, animando as redes sociais da Arquidiocese”, completou.

Na reunião realizada no próprio Geraldão, a um mês da celebração, a camisa oficial para o grande dia foi apresentada. Responsáveis pelas equipes de acolhida, logística, estacionamento, camarotes, liturgia e alimentação foram orientados em suas funções. O coordenador geral da celebração é o padre Charles Araújo, que espera a participação de dez mil pessoas, vindas de todas as 150 paróquias da Arquidiocese. “É um dia para celebrarmos o Espírito que dá unidade à Igreja, que congrega nossas comunidades, que renova em todos a fé e o compromisso com o Ressuscitado”, comentou.

A entrada para o Pentecostes 2024 será gratuita, mas a organização pede que os fiéis levem, se possível, um quilo de alimento não perecível para doação às obras sociais da Arquidiocese. “Importante lembrar que a venda das camisetas vai ajudar a cobrir as despesas, por isso pedimos que todos comprem e venham participar com alegria”, disse o padre Charles.

As camisetas estão sendo vendidas por R$ 30 na secretaria da Coordenação de Pastoral, que fica na Cúria Arquidiocesana (Avenida Rui Barbosa, 409, Graças) e nas livrarias Vozes, Redentorista e Paulinas.

Durante a festa no Geraldão, no dia 19 de maio, haverá o lançamento do Sínodo Arquidiocesano, com divulgação de tema, identidade visual e hino.

Pascom AOR