A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação e Social (Pascom) da Arquidiocese de Olinda e Recife realizou, na manhã deste domingo (24), oficinas de formação em algumas áreas da comunicação, voltadas para os agentes de Pascom, buscando melhorar o serviço de comunicação nas paróquias pertencentes ao Vicariato Vitória. A Arquidiocese forneceu, por meio destas oficinas, formações de texto jornalístico, redes sociais, fotografia, transmissão e podcast.

A realização destas oficinas contou com a orientação de monitores, que têm por função transmitir conhecimentos voltados à área da comunicação. Um dos monitores presentes neste evento, Luciano Marques, responsável pela oficina de podcast, cita a importância da formação nos vicariatos: “Comunicação é tudo. É importante que possamos levar a mensagem de Cristo para todos. A importância dessa formação é melhorar o que já tem acontecido nas paróquias”, comentou.

Segundo a representante da Pascom do Vicariato Vitória, Riso Silva, o evento contou com a participação de oito paróquias e com a atuação de 80 agentes de Pascom. Uma das participantes, Eduarda Silveira, destacou a necessidade do mutirão: “É muito importante para ampliar o conhecimento e colocá-lo em prática, assim como, repassá-lo para os demais membros da minha pastoral”.

O vigário episcopal do Vicariato Vitória, monsenhor Josivaldo Bezerra, visitou as oficinas e reafirmou a necessidade de sua realização. “Elas só vem para aprimorar o nosso conhecimento e nos ajudar cada vez mais, nos informar e ter mais intimidade com os meios de comunicação atuais”, comentou o monsenhor.

O mutirão de oficinas foi realizado na Escola de Referência de Ensino Médio (Erem) Antônio Dias Cardoso, no bairro da Matriz, em Vitória de Santo Antão.

Texto coletivo dos participantes da oficina de Texto Jornalístico:
PAUTEIRA: Maria Eduarda Freitas
REPÓRTER: Bruno Estevam