A Fazenda da Esperança é uma grande paixão do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Quando era bispo da Diocese de Sobral, no Ceará, fundou a Fazenda da Esperança São Bento, na Comunidade Lagoa Queimada, em Sobral, em janeiro de 2009.  Já arcebispo de Olinda e Recife, em 2019 fundou a Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, em Muribequinha, Jaboatão dos Guararapes, que hoje acolhe cerca de 30 homens. Nesta quinta-feira, dia 31 de março, dom Fernando vai inaugurar a Fazenda da Esperança Irmã Lindalva Justo, em Primavera, na mata sul do estado, desta vez para acolher mulheres.

“Como diz o Hino da Fazenda, essa obra é uma ‘coisa de Deus’ que vem fazendo muito bem a famílias em cada lugar onde é instalada”, disse o arcebispo. “O carisma da Esperança é absolutamente necessário em toda diocese e eu, como arcebispo, incentivo e apoio este trabalho com muito carinho e compaixão pelos irmãos”.

O trabalho tão admirado por dom Fernando é o de acolher e tratar dependentes químicos, dando a eles, através do tripé trabalho-convivência-espiritualidade, a oportunidade de se livrar dos vícios. Pesquisas mostram que, após um ano de permanência na Fazenda, o acolhido consegue retomar sua vida em sociedade, voltando ao seio da família e apto a buscar um lugar no mercado profissional.

A Fazenda da Esperança Irmã Lindalva Justo começou a ser construída em 1º de outubro de 2020, com o lançamento da pedra fundamental no terreno doado pelo empresário Ilvo Meireles. A quinze dias da inauguração, dom Fernando publicou um vídeo nas redes sociais, pedindo doações para mobiliar a casa para bem receber as primeiras mulheres, que serão cuidadas por uma missionária do Carisma da Esperança e pelas Irmãs Ursulinas, que têm um convento próximo à casa. A casa ficou pronta há pouco mais de dois meses, com capacidade para receber 25 mulheres em suas cinco suítes. Há também um berçário para 12 bebês na casa, porque muitas das mulheres chegam grávidas às Fazendas. “Imaginem o mal que a droga pode fazer aos bebês que carregam”, lamenta o arcebispo. “Esta é uma chance que procuramos dar à vida dos dois, mãe e bebê, para que fiquem bem, para que as mães possam cuidar dos filhos com responsabilidade e saúde física, mental e espiritual”, explica.

Com a presença de padres, voluntários e benfeitores, dom Fernando Saburido vai inaugurar a unidade feminina Fazenda da Esperança Irmã Lindalva Justo com missa às 15 horas desta quinta-feira, 31, no terreno da Fazenda, em Primavera.

Estão confirmadas as presenças do frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, fundadores da primeira Fazenda da Esperança, em 1983, em Guaratinguetá, São Paulo. Hoje, a Fazenda da Esperança tem mais de 100 unidades distribuídas em países da Ásia, África, América e Europa.

Pascom AOR

SERVIÇO:
Dia: 31 de março de 2022
Local: Engenho Pilões, Primavera/PE
Próximo ao convento das Irmãs Ursulinas
Na estrada, sentido Cachoeira do Urubu, há placas indicando o caminho.