da redação

São dezenas de pastorais sociais existentes na Arquidiocese de Olinda e Recife e motivados pela Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema : “ Fraternidade e Fome” e lema : “ Dai-lhes vós mesmos de comer.” ( Mt 14,16), a  AOR quer fortalecer as iniciativas que promovem a segurança alimentar e chamar a atenção da sociedade para o flagelo da fome que assola a região.

A primeira pastoral a receber apoio  foi a da igreja da Madre de Deus que assiste a comunidade do Pilar, região pobre da capital pernambucana.

A comunidade se formou ao redor da Capela Nossa Senhora do Pilar, que pertence à Igreja Madre de Deus no coração de Recife. Há duas décadas centenas de famílias ocuparam a região em palafitas. Para reurbanizar as ruas, parte da população foi realojada pelo Governo Local para alguns Kitnets, mas a maioria ainda aguarda sua moradia.

Nesta quarta-feira dom Fernando Saburido visitou a comunidade “Pilar é uma comunidade muito carente aqui no coração de Recife e que mensalmente é beneficiada com esta ação e que este ano nós estamos reforçando este trabalho por conta da Campanha da Fraternidade e, ao mesmo tempo, atendendo e escutando a comunidade que está lutando pelo direito de moradia”, afirmou dom Fernando Saburido.

Enquanto esperam moradias da Prefeitura, as famílias improvisam seus barracos como podem, sem segurança,sem higiene e sem dignidade. Mas, eles resistem na esperança de receberem suas casas um dia. O pároco da igreja, Padre Damião Silva, reforça a importância da ação da igreja na comunidade : “Há ausência de pão do alimento, mas também do pão espiritual, do pão da dignidade, da moradia. Realmente são realidades que tocam profundamente o existir dessas famílias, por isso estamos aqui, numa tentativa de poder ajudar, no pouco que a gente pode, com nossas limitações, mas de poder ser um outro que faz a diferença na vida deles”, ressalta o padre.

Para amenizar o sofrimento da comunidade, a Igreja local implantou uma ação pastoral com assistência médica e também entrega de cestas básicas.

Nesta quarta-feira (16), 300 famílias receberam o benefício mensal. A cesta básica é doada por vários voluntários que são chamados de “anjos do pilar”. Além da cesta, a igreja local oferece assistência médica. Um alento para quem espera por décadas uma solução.