A Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) disponibiliza, a partir desta terça-feira (30), os Anais do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que teve como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Não havia necessitados entre eles (At 2,46)”. O material apresenta os contextos históricos e teológicos e, também, os frutos do CEN para a Igreja do Brasil. O documento em PDF pode ser baixado gratuitamente pelo link cen2020.com.br/downloads.

Os Anais do 18º CEN chega a todo o Povo de Deus, após o lançamento no dia 21 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O livro reúne, em mais de 150 páginas, textos e imagens que contam a trajetória percorrida pela Arquidiocese de Olinda e Recife com apoio das demais 20 dioceses da CNBB Nordeste 2. Esse percurso começa em 2017 com o anúncio da Igreja particular como sede, até a inauguração do marco do congresso, a Casa do Pão, no ano passado.

Missa de encerramento do 18º CEN, no Recife (PE) | Foto: Comunicação CEN

Além de registrar a memória de todos os eventos preparatórios até a realização do CEN entre os dias 11 e 15 de novembro de 2022, o livro também traz homilias, a exemplo das proferidas pelo legado pontifício, o cardeal dom António Augusto dos Santos Marto. O leitor também vai encontrar as conferências do simpósio teológico e documentos importantes, como a mensagem especial do Papa Francisco para todos os participantes do evento.

“Qualquer pessoa que, de alguma forma, tenha participado do 18º Congresso Eucarístico Nacional, pôde admirar a unidade de organização e a quantidade imensa de pessoas envolvidas em cada atividade. Sem dúvida, uma avaliação mais profunda de cada elemento e dos frutos do congresso precisará de maior perspectiva histórica. Que quem ler este livro possa aproveitar o que está escrito e também formar sua própria visão a respeito do que aconteceu”, afirma o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, no texto de apresentação.

O secretário geral do 18º CEN, monsenhor José Albérico Bezerra, explica que os Anais do evento deixará não só “uma memória, que ficará eternizada, da história tão bonita desse congresso”, mas será uma fonte de graças para quem não esteve presente e sinal de gratidão para os que se doaram pela realização do encontro.

“Dentre as grandes vantagens que tem a publicação dos Anais, deverão ser salientadas, os que, por motivos diversos, tanto desejaram e não se fizeram presentes possam, de alguma forma, sentir que participaram de tão grande banquete, pois, conosco estavam em comunhão. Para que todos os que, em tantas frentes trabalharam, tenham estes Anais como seu certificado, não simplesmente de participação, as expressão de doação de seu tempo, suas emoções e seu entusiasmo, sinais de amor e comprometimento com a Eucaristia”, diz monsenhor Albérico, na mensagem de conclusão.

Clique e baixe os Anais do 18º Congresso Eucarístico Nacional