A festa da Solenidade de Cristo Rei, no último domingo, dia 21 de novembro, foi o dia escolhido para a criação de uma nova paróquia na Arquidiocese de Olinda e Recife. Na ocasião, dom Fernando Saburido presidiu missa campal e erigiu canonicamente a paróquia São João Batista, a partir da área pastoral em Comportas, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana. Houve a participação de centenas de fiéis da localidade e das comunidades vizinhas. Muitos padres e diáconos da arquidiocese concelebraram a missa e prestigiaram o momento.
A comunidade São João Batista foi desmembrada da paróquia Nossa Senhora do Rosário na Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. Agora, as comunidades Jesus Misericordioso, Nossa Senhora de Fátima, Santa Dulce dos Pobres, São Bartolomeu e Nossa Senhora Aparecida farão parte da nova paróquia. Atualmente, a Arquidiocese de Olinda e Recife possui cento e cinquenta paróquias.
Durante a celebração da santa missa, aconteceu a leitura do decreto de ereção e de criação da paróquia São João Batista. Dom Fernando concedeu a provisão canônica de pároco ao padre Renan Maurício da Silva. Também foram lidos os principais termos e atribuições da função de pároco. Ele assume o compromisso e faz a sua profissão de fé e o seu juramento de fidelidade ao magistério da Igreja, diante do arcebispo e de todos os fiéis.
O padre Renan teve experiência, por quase dois anos, na região amazônica. Ele pediu a dom Fernando para trabalhar em uma área de desafios. Assim, assumiu com alegria este momento de criação da nova paróquia São João Batista em Comportas.
Gratidão foi a palavra em que o padre Renan resumiu o momento. Para ele, “é bonito ver a comunidade reunida na festa e com o desejo de continuar servindo. A paróquia começa com esse sentimento de pertencimento que cada fiel traz no coração. Eles têm a vontade de ajudar o pároco a ser sinal de evangelização e sinal de Deus”, concluiu o padre.
Dom Fernando agradeceu à comunidade Obra de Maria, que assume a paróquia da Muribeca, que possibilitou a criação de estruturas para que a área de Comportas tivesse condições de ser elevada à paróquia. A Obra de Maria realiza trabalhos em localidades de difíceis situações.
Para finalizar o rito da posse, dom Fernando entregou as chaves da igreja e do sacrário. Assim, declarou empossado o padre Renan, como o primeiro pároco da paróquia São João Batista em Comportas. Foi um momento de emoção entre os fiéis que o aclamaram com alegria.
“O pároco é um verdadeiro pastor. Ele deve ser reconhecido pela comunidade como irmão, para ajudar a todos a vivenciarem a santidade. Os novos paroquianos, juntamente com o pároco, assumem agora a missão importante de trabalhar com fidelidade para o crescimento pastoral e espiritual da paróquia”, enfatizou o arcebispo.
A festa do Cristo Rei marcou esse momento de mudanças e trouxe reflexões sobre o compromisso com a humildade e com a construção de uma nova comunidade de irmãos e irmãs.
Por Pascom AOR