A aula inaugural e de apresentação da edição 2022 do curso de Políticas Públicas oferecido pela Arquidiocese de Olinda e Recife, neste sábado (26 de março), teve uma participante ilustre: a economista e socióloga Tânia Bacelar. Convidada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antonio da Silva, a economista e socióloga falou às pessoas já inscritas no primeiro módulo do curso, a maioria engajada em diversas pastorais da Arquidiocese. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de abril, através do link https://forms.gle/X1jsbD2TwPwgNQLt6 e mesmo quem perdeu a aula inaugural pode fazer o curso a partir do próximo encontro – virtual – no sábado, 30 de abril.

Nascido do espírito da Campanha da Fraternidade lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para 2019, cujo tema era “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema, “Serás Libertado pelo direito e pela Justiça” (Is1,27), o primeiro curso de Políticas Públicas oferecido foi realizado em nove módulos, de forma presencial, em sete vicariatos da Arquidiocese, com total apoio e incentivo do arcebispo, dom Fernando Saburido. Até agora, mais de 250 pessoas concluíram e receberam seus certificados.

O objetivo geral apontado no folder de divulgação do curso diz: “À Luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, queremos incentivar, fortalecer e qualificar a participação das lideranças eclesiais, nos espaços de regulação e construção de políticas públicas”.

Para esta segunda edição, em 2022, a comissão pedagógica do curso fez ajustes e optou por dividir os conteúdos em seis módulos apenas (conheça as temáticas abaixo). As aulas dos três módulos iniciais acontecem de forma remota, pela plataforma Google Meet. Os últimos três módulos serão presenciais, em local e horário a ser informado durante o curso. Cada inscrito deve trazer o propósito de multiplicar o conteúdo nas paróquias, movimentos e grupos da Igreja ou do espaço onde exerce seu trabalho.

“Políticas Públicas não se faz somente com Governo, mas com pessoas sugerindo, mostrando as reais necessidades do povo, cobrando ações, muitas vezes não pensando em si, mas em cuidar do irmão que mais precisa”, disse dom Limacêdo. “Por isso nossa Arquidiocese se dispôs a motivar o aprofundamento desse assunto junto à Comissão Arquidiocesana de Pastorais para a Ação Socio-transformadora, para que fosse trabalhado com seriedade junto às equipes das 147 paróquias.

Dom Limacêdo é um verdadeiro apaixonado pelas ações sociais. No âmbito do Regional Nordeste 2 da CNBB (CNBB NE2), que compreende os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, ele é o bispo referencial para o assunto. “Eu gosto dessa discussão, eu acredito no curso, porque é formação para a promoção humana. Dom Helder Camara dizia, sabiamente, que uma das formas de fazer o bem às pessoas é fazê-las pensar. Esse curso analisa a realidade e pensa nas possibilidades para se viver, de maneira concreta, a fraternidade de Cristo, cuidando do outro, pensando na coletividade”, disse o bispo.

Os interessados em participar do Curso de Políticas Públicas oferecido pela Arquidiocese de Olinda e Recife têm até o dia 20 de abril para fazer a inscrição (disponível no link https://forms.gle/X1jsbD2TwPwgNQLt6) com taxa de 20 reais. A carga horária mínima é de 24 horas-aula, com aulas aos sábados (das 9h às 11h), de abril a setembro, e 50 vagas por turma. A próxima aula acontecerá no dia 30 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo número (81) 8130.6810 .

Pascom AOR

CURSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Primeiro Módulo:
Um olhar sobre a cidade: conjuntura sócio-político-econômico e religiosa.

Segundo Módulo:
Democracia e Estado de direito: Conceitos, características, desafios e ameaças.

Terceiro Módulo:
Sintonizando com o Evangelho: Doutrina Social da Igreja.

Quarto Módulo:
Políticas públicas e Controle Social/ O poder a serviço da cidadania: ministério público.

Quinto Módulo:
Partidos Políticos no Brasil e projeto de sociedade.

Sexto Módulo:
Prática Pastoral e Participação Social.