Os agentes das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Montes Claros reuniram-se no dia 26 de maio para encaminhar a 5 ª Semana Social Brasileira. O assessor do encontro foi o padre Ari Antonio dos Reis, da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB.

O encontro partiu de uma análise de conjuntura, para situar os participantes diante dos principais fatos da realidade, além de uma memória das Semanas Sociais anteriores, a partir da experiência dos participantes. Mereceu destaque o Grito do Excluídos, fruto da Semana Social e que tem uma participação significativa na arquidiocese.

Também foi realizado uma reflexão sobre o histórico do Estado Moderno e também do Estado Brasileiro, com especial atenção às dificuldades da população em situar-se diante desta proposta de Estado, especialmente na reivindicação dos seus direitos.

O encontro terminou com a decisão unânime de colocar a realização da Semana Social Arquidiocesana de 2012 próxima ao Grito dos Excluídos, com o compromisso de desenvolver a temática nas paróquias e em outros grupos. Entre estes, uma atenção especial será dada aos movimentos sociais e ao meio universitário.