Representantes da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Caridade, a Justiça e a Paz, das fraternidades O Caminho e Toca de Assis, da Escola Diaconal São José, os Sirineus e do Centro de Atividade Maracanã Mirim (Camami), se reuniram na manhã desta terça-feira, 14, para discutir a implantação de uma pastoral voltada aos moradores de rua. Sob a coordenação do padre Josenildo Tavares, o encontro aconteceu na Cúria Metropolitana, bairro das Graças.

A nova pastoral vai atuar em todo território da Arquidiocese, porém os trabalhos vão começar pelo centro do Recife, onde é grande o número de pessoas vivendo nas ruas. Na próxima segunda-feira, 20, o grupo se encontrará no Pátio do Livramento, bairro de São José, às 20h, e percorrerá alguns pontos fazendo visitas aos moradores de rua da região. Na terça, 21, haverá a celebração da Liturgia da Palavra presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, às 21h30, e em seguida, um jantar natalino e a doação de 300 cobertores, oficializando assim a criação da pastoral.

“Estaremos mais perto dos irmãos de rua durante o ano todo, dando visibilidade a essas pessoas esquecidas pela sociedade. Faremos um trabalho permanente, oferecendo alimentação e atendimento médico” afirmou o padre Josenildo.

Cada um dos grupos representados na reunião, que vão compor a nova pastoral, contou um pouco das suas experiências no atendimento aos irmãos de rua. A Toca de Assis e O Caminho, por exemplo, são fraternidades que vivenciam o carisma franciscano, e ambos oferecem acompanhamento espiritual, e também, alimentação e atendimento médico aos homens e mulheres que não têm onde morar. “Nossa ideia é ampliar os trabalhos que já existem no território da Arquidiocese, mas com uma comunhão dos diversos carismas”, ressaltou.

Da Assessoria de Comunicação AOR