A Arquidiocese de Olinda e Recife convida para a festa de Pentecostes – Ano Eucarístico Arquidiocesano, que acontecerá em 09/06, dia litúrgico de Pentecostes, a partir das 10h, no Parque Treze de Maio, bairro de Santo Amaro, Recife. A festividade reúne todo o povo de Deus de Recife e região metropolitana para comemorar a Solenidade Litúrgica da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e o início da Igreja. Tradicionalmente, o Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois da Ascensão do Senhor.  Para dom Fernando Saburido, celebrar a Solenidade de Pentecostes com todo o povo de Deus da Arquidiocese de Olinda e Recife, na festa da unidade, focando na participação ativa dos movimentos e pastorais, estimula a pastoral de conjunto. “Nesta ocasião, de forma muito especial, toda a Igreja desta Arquidiocese terá a oportunidade de celebrar em 2019 o Ano Eucarístico Arquidiocesano, em preparação ao XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser sediado no Recife, em 2020, e ainda fazemos memória aos 80 anos da realização do III Congresso Eucarístico Nacional, que teve o Parque 13 de maio como testemunha”, destaca o metropolita.

Camisetas estarão à venda a partir do dia 27/05

O Pentecostes contará com diversas atividades programadas, dentre elas: apresentações religiosas e culturais, procissão que vai  sair do Santuário Nossa Senhora de Fátima (antigo colégio Nóbrega), percorrendo a rua do Príncipe em direção ao Parque Treze de Maio, às 14h. No Parque Treze de Maio, sacerdotes vão atender a confissões e os fiéis podem participar da Adoração ao Santíssimo Sacramento. A partir das 16h, terá início a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido e concelebrada pelo clero arquidiocesano, contando com a participação de um público estimado em 10 mil pessoas. Quem desejar adquirir a camiseta do Pentecostes 2019, a mesma está à venda pelo valor de R$20,00, a partir de segunda-feira (27/05), nos seguintes locais de venda: Cúria Metropolitana (Graças), Paulinas Livraria Recife, Editora Vozes, paróquia Nossa Senhora da Conceição (Beberibe) e igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (bairro de Santo Antônio, Recife).

Participam da Comissão organizadora da festa representantes arquidiocesanos do Apostolado da Oração, do Encontro de Irmãos, da Renovação Carismática Católica (RCC), do Terço dos Homens, das comissões do Laicato, Comidi, Juventude, Animação bíblica e da Vida e família. Informações: (81)3271-4270 (ramal 249).

Programação do Pentecostes 2019 (Parque Treze de Maio):

• 12H – Acolhida e animação
  • 12h30 – Recitação do Terço Mariano
  • 13h –Show do padre Damião Silva e Banda
  • 14h – Show do padre Rosivaldo Torres e Ministério Soul Discípulo
  • 14h30 – Chegada da procissão de Nossa Senhora do Carmo com as Juventudes
  • 14h45 – Pregação com a missionária e cantora Eliana Ribeiro
  • 15h30 – Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento
  • 15h45 – Preparação para Santa Missa (Invocação ao Espírito Santo)
  • 16h – Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Antônio Fernando Saburido, OSB.
  • missionária e cantora católica Eliana Ribeiro
  • 15h30 – Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento
  • 16h – Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Antônio Fernando Saburido, OSB e concelebrada pelos padres da Arquidiocese.

(Pascom AOR)