Após 83 anos da primeira procissão fluvial com o Santíssimo Sacramento pelos rios Capibaribe e o Beberibe, a Arquidiocese de Olinda e Recife realiza novamente este feito. O evento acontece nesta quinta-feira (22), dentro da 57º Semana Eucarística da Boa Vista, que acontece de 18 a 25 de setembro, na Igreja Matriz da Boa Vista, área central da capital de Pernambuco. Este ano, a realização da Semana Eucarística está em sintonia com o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será celebrado em novembro.

Dentro da programação da Semana, uma missa será presidida pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese, dom Fernando Saburido, às 12h do dia 22 (quinta). Após a celebração, um cortejo a pé sairá da igreja da Boa Vista e seguirá pela Rua da Imperatriz Teresa Cristina, Ponte da Boa Vista, popularmente conhecida como “Ponte de Ferro”, Rua Nova, Praça da Independência (ou do Diário), Rua 1º de Março e Ponte Maurício de Nassau, até o embarque no píer do Cais da Alfândega, num percurso de aproximadamente 1,5 km.

A saída da procissão fluvial está prevista para às 14h30. O Santíssimo Sacramento seguirá num catamarã sob as pontes Maurício de Nassau, Buarque de Macêdo, Princesa Isabel, Duarte Coelho, com retorno próximo à ponte de Ferro, refazendo o percurso na direção contrária. Ao chegar ao ponto de origem, a procissão retoma os passos até a Igreja Madre de Deus, na mesma localidade, para a benção do Santíssimo. Os leigos e os religiosos dos 14 vicariatos pertencentes à Arquidiocese de Olinda e Recife são convidados a acolher e saudar Jesus Sacramentado de uma das quatro pontes por que cortam o percurso do catamarã.

O ostensório no qual será conduzido o Santíssimo Sacramento é o mesmo que foi utilizado na procissão fluvial realizada, pela primeira vez, no último dia do 3º Congresso Eucarístico Nacional, celebrado no Recife, de 3 a 7 de setembro de 1939.

Esta segunda procissão fluvial iria ocorrer nas comemorações da Solenidade de Corpus Christi, em 16 de junho, porém as fortes chuvas que assolaram o estado impediram a realização naquele momento.

Semana Eucarística da Boa Vista

A Semana Eucarística da Boa Vista volta depois de seis anos de pausa, parte desse tempo devido à pandemia da Covid-19, comemorando 57 anos de Adoração a Jesus na Eucaristia. Com o tema: “Eucaristia, Fonte de Comunhão e Participação”, o evento traz na programação celebrações eucarísticas, catequeses, Terço da Divina Misericórdia e Hora Santa. Os 14 vicariatos, além dos movimentos ligados à Arquidiocese de Olinda e Recife, foram convidados a participarem da festividade.

Pascom CEN