A devoção a Nossa Senhora de Fátima nasceu em 1917, na região de Fátima, Portugal. Nossa Senhora apareceu a três crianças analfabetas, que pastoreavam ovelhas da família. Foram seis aparições, todo dia 13, de maio a outubro daquele ano. Desde então, fiéis do mundo inteiro prestam homenagens à santa em 13 de maio.

No território da Arquidiocese de Olinda e Recife, são sete as paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima. Elas estão localizadas nos bairros do Ibura (Jaboatão dos Guararapes), Bairro Novo (Olinda), Paratibe (Paulista), Água Branca (Vitória de Santo Antão), Boa Viagem, Mangabeira e San Martin (Recife). Também há um santuário, administrado pelos padres jesuítas, localizado no bairro da Boa Vista (antigo Colégio Nóbrega).

Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Boa Vista – Recife

Cada igreja faz sua programação. No dia 13, o arcebispo de Olinda e Recife vai presidir a celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Boa Vista, às 18h30. Em seguida, haverá procissão com imagem da santa pelas ruas do bairro.

No bairro das Graças, no Recife, a Paróquia Nossa Senhora das Graças vai fazer uma procissão luminosa no dia 13, às 17h30, a exemplo do que acontece em Portugal, na cidade de Fátima, onde nasceu a devoção. Também as capelinhas dedicadas a Nossa Senhora de Fátima, espalhadas pelas paróquias da Arquidiocese, prestam homenagens com procissões, terços e missas. A capela de Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Madalena, promove procissão pelas ruas da comunidade às 18h30 e celebra missa campal, em frente à capela, às 19h30.

Capelinha de Fátima no Alto no Cruzeiro – Cabo

O Cabo de Santo Agostinho faz uma homenagem singular: ao lado da Matriz de Santo Antônio, no centro da cidade, fica uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Diante dela, no dia 13, os fiéis rezarão o terço às 15 horas, depois participarão de missa na matriz às 16 horas e, em seguida, farão 30 minutos de caminhada em procissão até o Cruzeiro, em um dos pontos mais altos da cidade, onde está localizada uma capelinha dedicada à santa.  O esforço da caminhada valerá a pena: no Cruzeiro, os fiéis receberão a bênção do Santíssimo Sacramento.

Santos

Das três crianças que viram a aparição de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal, duas foram canonizadas pelo Papa Francisco, em 2017: os irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto, que morreram ainda crianças. A terceira vidente, Lúcia Rosa dos Santos, tornou-se religiosa e adotou o nome de Irmã Maria Lúcia de Jesus do Coração Imaculado. Ela faleceu no dia 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos de idade.

Pascom AOR

Programação do Santuário no Recife