O arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido irá presidir a celebração eucarística, da solenidade de Pentecostes, no Cais da Alfândega, bairro do Recife Antigo, dia 15 de maio (domingo). A Igreja neste dia celebra o seu nascimento e marca, também, o fim do período pascal litúrgico.
A festa tem início às 14 horas, com a acolhida e animação de Amilton Apolônio, da Comunidade Católica Boa Nova. Às 15 horas começa a Hora da Misericórdia e logo depois às 15h15, a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude, vai subir ao palco com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, para abençoar a todos os presentes.
Em seguida, às 15h30, o Frei Damião e às 16h15, o padre João Carlos irão animar com muito louvor o povo de Deus presente na linda festa e para encerrar a comemoração de Pentecostes, o arcebispo metropolitano, vai presidir uma celebração eucarística, às 17 horas.
A festa de Pentecostes 2016 aborda o tema: “Misericordiosos com Pai: recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). A temática tem como base, o Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia e pelo sentido pleno da permanência de Jesus Cristo pelo Espírito Santo.
Durante todo o evento haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja Madre de Deus, localizada na Rua Madre de Deus, s/n, no bairro do Recife Antigo. Além de atendimento de confissões nas tendas distribuídas, no entorno do Cais da Alfândega. No local haverá vendas de camisas, para arrecadar fundos em prol da construção da primeira Fazenda da Esperança, que pretende acolher e tratar dependentes químicos.
De acordo com o coordenador do evento e da pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Josenildo Tavares, a festa de Pentecostes significa a permanência de Jesus Cristo pelo seu espírito Santo. “Pentecostes para a Igreja é considerado o momento da festa do nascimento da Igreja e também, o período para a sociedade tomar consciência que a Igreja, será conduzida pelo Espírito Santo. Como diz o Papa Francisco, o Espírito Santo é o protagonista da Igreja”.
A Arquidiocese de Olinda e Recife convida a todos para participar, de mais um Pentecostes, para renovar na força do Espírito Santo os dons e os carismas que enriquem e dinamizam a Igreja!