A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Sociotransformadora está com inscrições abertas de 01/05 a 21/05, para o curso de Cidadania e Políticas Públicas. A aula inaugural do curso será no sábado (11), das 9 às 12 horas, no auditório Dom Helder Camara, na Unicap, com a temática “As Encíclicas Sociais” da Igreja, com assessoria do Pe. Francisco de Aquino Júnior (Diocese de Limoeiro do Norte – CE). O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, estará presente na aula de abertura, assim como o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens.

O cenário sócio-político brasileiro atual exige das organizações sociais uma particular atenção para os rumos da sociedade, como afirma a Evangelii Gaudium: “quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para o outro” (EG n.2). É urgente refletir, avaliar e propor momentos formativos que instrumentalizem e motivem as lideranças sociais a atuarem com liberdade e responsabilidade nos espaços reguladores de Políticas Públicas. As experiências de formação que tenham por base as Ciências Sociais e o Ensino Social da Igreja propõem um fecundo diálogo ecumênico cujo foco é a dignidade da pessoa humana.

Respondendo a esses desafios, a Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio da Comissão Sociotransformadora, com a Comissão de Justiça e Paz e a Escola de Fé e Política e a Unicap (Instituto Humanitas) oferecem o curso Cidadania e Políticas Públicas.

O objetivo do Curso é, à luz da Palavra de Deus e do Ensinamento Social da Igreja, incentivar, fortalecer e qualificar a participação nos espaços de regulação e construção de políticas públicas que buscam preencher ou minimizar os vazios deixados pela desigualdade social e pela injustiça. Elas são, junto aos processos de organização popular no território, peças fundamentais de consolidação do exercício da cidadania, que confere dignidade aos filhos amados de Deus.

A formação vai se dar em 5 (cinco) módulos, organizados em 5 (cinco) polos: vicariatos territoriais Cabo, Paulista, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão. As inscrições se darão a partir desses 5 polos e serão destinados a membros das pastorais sociais da Arquidiocese, jovens, leigos e leigas, lideranças das comunidades com algum nível de atuação e envolvimento, algum engajamento em trabalhos sociais e para os interessados em buscar algum engajamento.

De acordo com o coordenador das Pastorais Sociais, padre Edson André, “o curso viabilizará um espaço para a troca de conhecimento e experiências que permita vislumbrar a construção de políticas públicas em prol do bem comum, de forma que os direitos humanos sejam garantidos a todos”.

O curso vai utilizar a metodologia do VER – ILUMINAR – AGIR – AVALIAR – CELEBRAR e os módulos terão intervalos mensais aos sábados, das 8h30 às 16h. A partir do segundo módulo, a memória do encontro anterior e a socialização do Tempo na Comunidade deverá acontecer garantindo a compreensão da lógica de todo o processo formativo e da sua prática.

Os participantes do curso poderão obter certificado de extensão pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O valor do investimento é de R$ 50,00 (cinquenta reais) e as inscrições serão feitas online. São oferecidas 40 vagas para cada polo do curso.

Mais informações: (81) 3271-4270 (ramal 244) e pelo e-mail: pastoral.social@aor.org.br