Na manhã desta sexta-feira (10/02), o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, recebeu na Cúria Metropolitana o Ministro da Cultura, Roberto Freire. Também participaram do encontro o Presidente da Comissão de Restauro e Conservação Arquidiocesana e Diretor do Museu de Arte Sacra, Pe. Rinaldo Pereira, o Monsenhor Albérico Bezerra, Vigário Episcopal de Olinda, o Padre Moisés de Lima, Secretário do Arcebispo e a Deputada Estadual Terezinha Nunes.
A pauta da reunião abordou a necessidade de reformas no Seminário Nossa Senhora da Graça (Seminário Maior de Olinda), nas igrejas do Bonfim e de São Pedro Mártir de Verona, localizados no Sítio Histórico de Olinda. Em diálogo com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, a Comissão de Restauro e Conservação Arquidiocesana explicou o andamento de alguns projetos já aprovados pelo Governo Federal e da preocupação da Arquidiocese com a preservação dos imóveis que fazem parte do patrimônio histórico brasileiro. A deputada Terezinha Nunes lembrou que o Seminário Maior de Olinda foi o berço de importantes datas históricas em Pernambuco, a exemplo da Revolução Pernambucana de 1817, cujo bicentenário se aproxima em 06/03/2017. Ciente do cenário de restrições orçamentárias no país, Dom Fernando buscou sensibilizar o Ministro Roberto Freire, no sentido de lançar um olhar para estas edificações que tanto significam para o povo pernambucano e para o Brasil.
Atualmente, encontram-se aos cuidados da Comissão de Restauro os seguintes projetos: Seminário e Igreja Nossa Senhora da Graça, Olinda (em fase de captação de recursos pela Lei Rouanet), Igreja do Bom Jesus do Bonfim, Olinda (inserido no PAC do Governo Federal) e
Igreja de São Pedro Mártir de Verona (inserido no PAC do Governo Federal).
(Pascom Arquidiocese)