img_6117-mediumNo primeiro dia do ano do calendário civil, mas ainda nas oitavas de Natal, a Igreja celebrou Santa Maria Mãe de Deus. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou o encerramento da festa da paróquia da Macaxeira, no Recife, que honra Maria com este nome. Da igreja matriz de Santa Maria Mãe de Deus, saiu às 18 horas uma imagem em procissão, que percorreu as ruas próximas do bairro. A procissão retornou à igreja para o início da celebração eucarística, presidida pelo arcebispo.

Foi durante a celebração que o arcebispo dom Fernando Saburido deu posse ao padre Antônio Diego como pároco da Paróquia Santa Maria – ele que foi o administrador paroquial por um ano. O diácono Hugo, do Vasco da Gama, leu a provisão canônica constituindo o novo pároco, válida até 1º de janeiro de 2023.

A satisfação e a honra de receber o bispo na paróquia, no primeiro dia do ano, eram visíveis. A comunidade estava animada e atenta à celebração, que incluiu os ritos próprios de posse de um pároco, como a leitura de atas, incensos, confirmação de compromisso sacerdotal e juramento de fidelidade. Com carinho, o arcebispo explicou o Tríplice Múnuimg_6102-mediums – missão assumida pelo pároco: ensinar, santificar e governar – e pediu a colaboração da comunidade para ajudar o padre Antônio Diego no exercício de seu ministério, principalmente na evangelização e na assistência aos mais pobres.

Baseado nas palavras do Evangelho do dia, dom Fernando afirmou que Maria, Mãe de Deus e da Igreja, procura velar por nós.  “Nossa Senhora não nos quer para si, mas para seu filho, porque essa foi a missão que ela abraçou: nos levar até seu filho, que é a salvação”, disse o arcebispo.

Animada pelo ministério de música – Banda Santa Maria – toda a celebração fez referência à Maria como modelo para os cristãos. Nas palavras de dom Fernando Saburido, “Maria esteve presente até o final da paixão, sem fugir como a maioria dos apóstolos, permanecendo ao lado de seu filho aos pés da cruz, numa demonstração de total adesão aos planos de Deus”. O título de Santa Maria Mãe de Deus é o primeiro dogma mariano (Theotokos), proclamado no Concílio de Éfeso no ano de 431. No bairro da Macaxeira, essa devoção teve início em 1945 com a construção da igreja, que foi elevada à condição de Igreja Matriz da Paróquia em 1957. “São quase 60 anos de evangelização como comunidade paroquial”, lembrou padre Antônio Diego.20170101_195820-medium

Ao final da celebração, o recém empossado pároco lembrou aos presentes que, há um ano, revelou que seu ministério seria baseado em três pontos: o zelo, a unidade e a missão. “Zelo não só pela igreja templo, mas pela igreja povo; unidade entre as comunidades para nos sentirmos uma só paróquia; e missão que realizamos todo esse tempo em comunidades diferentes; e peço que continuemos trabalhando bastante para a alegria da comunidade e de Deus”, disse padre Antônio.

Antes da bênção final, o casal Alcino Leonildo e Zeza de França entregou a bandeira de Santa Maria Mãe de Deus ao casal Severino e Nenê Braga, que serão seus guardiões até a festa do próximo ano.

Pascom AOR20170101_213846-medium