O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, realizou no último sábado (9 de março) a entrega da primeira casa construída com recursos doados pelo Papa Francisco para a campanha SOS Recife, realizada em maio de 2022. O Papa fez a doação ao tomar conhecimento da tragédia que matou cerca de 130 pessoas, vítimas das enchentes e dos deslizamentos de terra causados pelas chuvas no Grande Recife. A doação foi de 30 mil euros – cerca de 170 mil reais, na época.

A casa, de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, foi entregue a Carmen José dos Santos, conhecida como dona Carminha, moradora do Ibura de Baixo. Antes da entrega, o arcebispo presidiu missa ali perto, na capela Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que faz parte da Paróquia Cristo Redentor. Na época da tragédia, a capela serviu de abrigo para as famílias que tiveram que deixar suas casas. A Igreja chegou junto e o Papa Francisco enviou dinheiro para a Arquidiocese, através da Cáritas Arquidiocesana, para a construção de casas no bairro. Empresários locais também ajudaram.

Recebido pelo pároco, padre Edicarlos Alves, e pelo vigário paroquial padre Kléber, dom Paulo conheceu e conversou com moradores da região. Durante a missa, abençoou e entregou as chaves da casa a dona Carminha, sob os aplausos da comunidade. Acompanhado do povo, seguiu em procissão com a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na direção da casa. Entrou, abençoou os cômodos, rezou com a moradora e sua família.

Dom Paulo Jackson lembrou que a Quaresma é um tempo especial de penitência e de conversão. “Como aprendemos na quarta-feira de cinzas, este é um tempo de oração, jejum e esmola. Esmola é caridade, é solidariedade. Então, é belo poder celebrar a Quaresma e, ao mesmo tempo, unir a conversão quaresmal com a experiência da solidariedade, da caridade, do amor. Se nós aprendermos isso, teremos aprendido o coração do Evangelho”, comentou o arcebispo.

Na parede da sala, a fé e a pertença à Igreja nas fotos de Jesus Cristo, do Papa Francisco e de dom Paulo Jackson. No meio da conversa com o arcebispo, dona Carminha parou para receber a imagem da procissão, que colocou na mesa, no centro da sala. “Eu rezei muito a Deus e a Nossa Senhora pra conseguir minha casa”, contou. “Agradeço demais a Deus, ao Papa e a todos que me ajudaram a ter um teto sobre minha cabeça, um cantinho meu, seguro e tão bonito”.

Outras duas famílias ainda serão beneficiadas com uma casa nova no Ibura, graças à solidariedade do Papa e da comunidade paroquial. A segunda casa já está sendo construída.

Pascom AOR