A Igreja de Nossa Senhora do Desterro, popularmente conhecida como Igreja de Santa Tereza, em Olinda, reabre as suas portas para celebrar a Missa de Páscoa, no próximo domingo (17/04). A solenidade será celebrada pelo Padre Heleno, com início às 16h. Na programação regular, as missas serão às quintas-feiras, com Monsenhor Maurício, às 16h30, e às sextas-feiras, com padre Marisaldo, às 7h.

Importância histórica e social – A Igreja de Nossa Senhora do Desterro foi erguida a pedido do general João Fernandes Vieira, em cumprimento de uma promessa, após a vitória alcançada contra os holandeses na Batalha do Monte das Tabocas (1645). Em 1686, a Igreja foi entregue aos Carmelitas Descalços, fundadores do Convento de Santa Tereza, que hoje integra o belo conjunto arquitetônico. Em 1835, o local acolhia e educava crianças órfãs. Desde 1862, a unidade é mantida pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, que oferece educação complementar (no contraturno escolar) a meninas em situação de vulnerabilidade, entre 6 a 12 anos, além de acompanhamento psicossocial e pedagógico, prática esportiva, informática, coral, apoio nutricional e atendimento odontológico. Para mais informações: http://www.santacasarecife.org.br/unidade/educandario-santa-tereza/16.

Por: Cínthia Carvalho – Jornalista – Santa Casa da Misericórdia.