Nesta terça-feira (2 de maio), o auditório do Centro Pastoral Arquidiocesano Dom Vital, na Várzea, foi mais uma vez sede da reunião do clero da Arquidiocese de Olinda e Recife. Apesar de ser ordinária, pois acontece mensalmente, a reunião teve ares de especial, pois foi realizada menos de uma semana depois do encerramento da 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). “Foi oportunidade para repassar para o clero local os detalhes e as expectativas da nova gestão da CNBB, cuja comissão presidente foi eleita durante a Assembleia”, explicou o arcebispo de Olinda e Recife dom Fernando Saburido.

Além das impressões da Assembleia Geral, a reunião abordou a produção dos Anais do 18º Eucarístico Nacional, que foi realizado em novembro último na Arquidiocese. Os cerca de 200 padres presentes receberam um exemplar da publicação que foi distribuída primeiro aos bispos do Brasil, na Assembleia, em Aparecida. O monsenhor Albérico Bezerra, que foi secretário geral do Congresso, explicou como os anais foram feitos. “Procuramos registrar nesta publicação os detalhes da bela história do Congresso, desde as fotografias das missas, exposições e feira católica, até os textos das homilias, discursos e conferências”, afirmou o padre Albérico.

Para o padre João Carlos Magalhães, que participou da reunião, receber os anais do Congresso foi momento de emoção, não apenas pelo registro do acontecimento histórico. “Mas porque a publicação nos dá a oportunidade de reviver, a cada vez que a vemos e a lemos, as grandes graças que o Senhor, copiosamente, derramou sobre nós no ano passado, quando celebramos o centro de nossa fé: o sacrifício de Cristo no altar, que se entrega a nós como alimento, apesar de não sermos dignos”, disse o padre.

Na pauta da reunião do clero estava também o avanço dos trabalhos sociais nas paróquias, como resposta ao tema da Campanha da Fraternidade 2023, que discute o problema da fome. Neste primeiro trimestre, os movimentos e pastorais da Arquidiocese, em nível paroquial e vicarial, intensificaram seus trabalhos de assistência às famílias mais vulneráveis. “Os bons resultados não são motivos para encerrar o trabalho, mas incentivo para sua continuidade”, disse o arcebispo. “A Casa do Pão, por exemplo, que nasceu como marco do Congresso Eucarístico, foi motivo de muitas conversas na Assembleia, em Aparecida, servindo de inspiração para outras dioceses e arquidioceses, que querem atender ao apelo da Igreja de servir os mais pobres”, completou dom Fernando.

A tradução brasileira da terceira edição do Missal Romano, revelada na Assembleia, foi avaliada positivamente pelo arcebispo de Olinda e Recife. Depois de 19 anos de estudos e avaliações, a Santa Sé aprovou pequenas modificações nos textos rezados nas missas, para que a tradução fosse mais fiel à linguagem original. Dom Fernando explica, no entanto, que o novo missal será publicado e divulgado para utilização na liturgia das missas somente no final do ano, a partir do primeiro domingo do Advento, que é o período que antecede o Natal.

A reunião do clero terminou lembrando a divulgação da grande festa da Igreja após o período pascal: Pentecostes. Este ano, a Arquidiocese celebra Pentecostes no dia 28 de maio, domingo, com os fiéis no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). A partir das 14 horas, os padres Damião Silva e João Carlos animam o público com músicas católicas. A missa será presidida por dom Fernando Saburido, às 15 horas, e concelebrada pelo clero arquidiocesano. Após a missa, haverá sorteio de mais de 100 mil reais em prêmio. O último e mais cobiçado prêmio é um carro zero. Os bilhetes estão à venda em todas as paróquias por dez reais.

Pascom AOR