Neste domingo, 04/11, a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, transformou-se num verdadeiro santuário, tamanha a quantidade de caravanas e de fiéis que compareceram à grande celebração da Comunidade Obra de Maria, em comemoração aos seus 28 anos de criação. Segundo os organizadores do evento, participaram a celebração mais de 25 mil pessoas e o número de voluntários envolvidos na celebração foi de 750. A programação oferecida para envolver os fiéis em momentos de agradecimento, louvor e oração teve início às 13h e se estendeu até as 21h. Recepcionados por Gilberto Barbosa, presidente da comunidade Obra de Maria, alternaram-se no palco os padres João Carlos Ribeiro, Damião Silva, Reginaldo Manzotti, e Marcelo Rossi. Representando a Arquidiocese de Olinda e Recife,  o arcebispo dom Fernando Saburido e o bispo auxiliar dom Limacêdo Antônio também se irmanaram à celebração dos 28 anos da Obra de Maria.

Dom Dino, Dom Fernando e padre Reginaldo Manzotti

 

No início da tarde, o ministério de música da Obra de Maria recebeu o público, com apresentações de Marcelo Mariano e testemunho do padre Josenilson, sacerdote da Obra de Maria. Em seguida, o padre João Carlos Ribeiro apresentou o seu show, entoando canções de seu novo CD, “Bem-Aventurada” e dentre outras músicas que a multidão de fiéis acompanha carinhosamente, fazendo ecoar pela Arena o amor pelo Pai Criador. O padre João Carlos lançou a canção “Confiar em Deus”. Perto das 16h, o padre Damião Silva subiu ao palco e emocionou o público, formando uma grande corrente de orações pela família e fortalecendo os laços espirituais entre os presentes. Milhares de pessoas acompanharam as canções, rezando junto com o padre Damião Silva, por intenções particulares e coletivas.

Dom Limacêdo saudou Maria Salomé e Gilberto Barbosa, fundadores da comunidade Obra de Maria

O intervalo entre os shows foi o momento para o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, subir ao palco principal da Arena PE e cumprimentar os fiéis presentes, acompanhado pelos criadores da comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa e Maria Salomé. Dom Limacêdo teve oportunidade de conhecer o padre Reginaldo Manzotti e de rever paroquianos da diocese onde atuou, que vieram em caravanas. Para Gilberto Barbosa, os 28 anos da Obra de Maria representam desafios e surpresas na trilha da evangelização. Confiante que está fazendo a vontade do Pai, sob a proteção da Mãe do Céu, o presidente da comunidade anunciou doações que os patrocinadores do evento fizeram, como a doação de seis toneladas de alimentos. Maria Salomé pediu a todos para que rezassem pela comunidade Obra de Maria. Citando as palavras de dom Bosco, Maria Salomé lembrou do início dos trabalhos, quando a comunidade dava seus primeiros passos, que “Foi ela quem tudo fez”, referindo-se à Nossa Senhora.

Show do padre Reginaldo Manzotti

O show protagonizado pelo padre Reginaldo Manzotti fez vibrar a plateia, com canções que levam os fiéis a uma reflexão contemporânea e coerente sobre os relacionamentos e a fé cultivada pelas pessoas. O padre Reginaldo Manzotti pediu aos fiéis para que segurassem seus terços e lembrassem dos familiares e pessoas queridas. Abaixo das arquibancadas, no gramado estava Jaqueline Venâncio Silva Freire, moradora de Paulista. Ela veio para a celebração pelo terceiro ano. Acompanhada da irmã, Sílvia Maria, do sobrinho Jailton e dos filhos João Guilherme e Gabriella, Jaqueline conta que participar dos louvores e escutar A Palavra de Deus faz com que se sinta renovada.

Compareceram à celebração dos 28 anos da Obra de Maria autoridades eclesiásticas, como dom Bernardino Marchió, bispo da diocese de Caruaru, membros do clero e representantes do governo estadual. Acompanhado por Gilberto Barbosa, o arcebispo dom Fernando Saburido abençoou os fiéis e anunciou que no próximo dia 12 de novembro todos estão convidados a participar do lançamento do 18° Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá na igreja do Coração Eucarístico de Jesus, no Espinheiro, Recife. O metropolita expressou também a sua gratidão pela grande contribuição que a comunidade Obra de Maria tem dado à Igreja, ao longo de 28 anos, formando sacerdotes, evangelizando com ações sociais pelo Brasil e pelo mundo, incentivando o trabalho missionário, presente em 19 países.

Dom Fernando reencontrou seu conterrâneo de Vitória de Santo Antão, José de Arimatéia

Uma especial homenagem à Nossa Senhora surpreendeu ao público, ao anoitecer. Um drone sobrevoou a plateia da Arena de Pernambuco com uma imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, toda iluminada. No palco, o padre Reginaldo Manzotti cantava em louvor à Maria. O padre José Araújo dos Santos Junior, sacerdote da Obra de Maria e pároco da paróquia de São José, em Jussaral, Cabo, recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida e os fiéis aplaudiram a imagem da Santa Mãe de Deus. 

Ao cair da tarde, o padre Marcelo Rossi subiu ao palco para animar os fiéis em momentos de musicalidade, testemunhos e oração. Em sua pregação, o padre Marcelo motivou aos fiéis a fortalecerem a sua devoção: “Quando Deus é o meu chão, nada me derruba”.  A Santa Missa, marcada pela solenidade de Todos os Santos, foi presidida pelo padre Marcelo, com a participação de sacerdotes da Obra de Maria. O ofertório da celebração Eucarística contou com membros da Obra de Maria que atuam como missionários na África, apresentando ao altar alimentos e entoando cânticos originários daquele continente. O padre Marcelo Rossi chamou ao palco Gilberto Barbosa e Maria Salomé, que agradeceram aos fiéis e pediram que rezassem por eles e pela Obra de Maria. Maria Salomé recordou quando conheceu o padre Marcelo e o seu santuário em São Paulo. Após o término da Santa Missa, o padre Marcelo Rossi alegrou a multidão cantando sucessos que revelam o amor de Deus por seus filhos.

Padre Marcelo Rossi lembrou: “Quando Deus é meu chão, nada me derruba!”

  

Histórico – Criada em 1990, no Recife, por Gilberto Barbosa, a Comunidade Obra de Maria está vinculada à Arquidiocese de Olinda e Recife e faz parte da Renovação Carismática Católica (RCC). Presente em 19 países, a comunidade católica Obra de Maria tem por objetivo realizar trabalhos de evangelização missionária e ação social. Conforme ensina a RCC, a espiritualidade da Obra de Maria tem base na vivência dos carismas e adota Nossa Senhora como modelo de fidelidade e como santos patronos São José, São João Evangelista, São Padre Pio e Santa Teresinha.
(Pascom Arquidiocese)