Um Mutirão de Comunicação foi realizado em parceria com os vicariatos Ibura e Boa Viagem, promovendo oficinas no dia 23 de outubro de 2022, das 8h às 17h, no Centro Pastoral Dom Carlos Coelho, ao lado da Matriz da Paróquia de Santo Antônio dos Guararapes, em Prazeres. O evento contou com a participação de agentes de Pastoral de Comunicação (Pascom) de 12 paróquias. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Ibura e a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, dentre os seus Vicariatos, foram recordistas no número de participantes, reunindo 11 e 7 agentes, respectivamente.

Com o objetivo de partilhar formação e experiências acerca dos eixos da comunicação presentes no Diretório Nacional de Comunicação, o Mutirão de Comunicação ofertou cinco oficinas nas áreas de fotografia, texto jornalístico, redes sociais, transmissão ao vivo e rádio e podcasts.

Segundo o monitor da oficina de transmissão ao vivo, Alisson Roberto, a troca de experiências entre monitores e agentes é enriquecedora. “Deus nos dá a sabedoria e não podemos guardá-la para nós mesmos”, contou. Alisson citou que “para uma boa formação no Mutirão de Comunicação, o principal é reconhecer  que as pastorais de comunicação têm suas limitações. Então, a oficina foi preparada tendo em vista a realidade de cada paróquia, para que os agentes da Pascom estejam capacitados para as situações do dia a dia”.

Uma das agentes de Pascom,  Wedja Santos,  da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Ibura, relatou que o que mais chamou sua atenção na oficina de Redes Sociais foi a questão de todas as redes socias estarem ligadas e com objetivo de se complementarem. Wedja finalizou que sua experiência no evento lhe dá a oportunidade de explorar a forma de tornar as redes sociais um instrumento de evangelização, ajudando portanto, nas relações de comunicação na sua Paróquia.

Gisele de Abreu, também da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição-Ibura, participante da oficina de fotografia, expressou que através das fotos é possível retratar a unidade entre os irmãos na igreja. Ainda segundo Gisele, o que mais chamou sua atenção na oficina foi “o modo que a foto transmite uma mensagem”.

A realização do Mutirão de Comunicação  fomenta a conscientização dos agentes da Pascom e da comunicação como instrumento evangelizador. Um dos coordenadores de Pascom do Vicariato Boa Viagem, Sidclei Alves, declarou que “foi um trabalho desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante ter a oportunidade de trabalhar com dois vicariatos. Não seria possível realizar esse evento se não estivéssemos em comunhão e conjunto”, concluiu.

O vigário episcopal do Vicariato Boa Viagem, frei Joaquim da Luz, entre os participantes da oficina de Texto Jornalístico.

Texto coletivo*:
Bárbara Raphaella, Felipe Augusto, Gabriel Henrique,  José Márcio,  Maria Eduarda, Mayara Beatriz, Mirella Cisneiros, Samara Ramos.

*Participantes da oficina de Texto Jornalístico