
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrou a Eucaristia na tarde desta sexta-feira (21/06) na Livraria Paulinas, no centro do Recife, com participação de clientes, fiéis, religiosos e religiosas. A missa rendeu graças pelos 104 anos de fundação da congregação das Filhas de São Paulo (irmãs Paulinas), pela renovação dos votos religiosos da Ir. Bárbara Santana à Congregação e pelos 15 anos de serviços do funcionário José Antônio Júnior à livraria.

Na homilia, dom Fernando refletiu sobre o Evangelho do dia (Mateus 6, 19-23) e lembrou o despojamento dos sacerdotes e religiosos para cumprir com fidelidade a caminhada cristã, dando valor às coisas do alto. “A Palavra é para que sejamos desprendidos das coisas materiais da terra, porque o nosso tesouro está junto de Deus”, disse o arcebispo. E fez um convite aos presentes: “Por isso, aproveitemos as oportunidades que a vida nos oferece, preservando-nos do mal e observando tudo o que falamos, olhamos, lemos, vivemos, valorizando as coisas certas”.

Antes do ofertório, a Ir. Bárbara, de 27 anos, recitou a fórmula (texto) de profissão com a mão direita sobre a Bíblia Sagrada, renovando seus votos de pobreza, obediência e castidade, reafirmando seu compromisso com o carisma das Paulinas. Conforme o rito, afórmula foi lida diante da superiora da comunidade local, Ir. Sebastiana Araújo, e de outras irmãs de profissão, como Ir. Ivonete Kurten e Edima Enedina dos Santos . Emocionada, Ir. Bárbara explicou que este era também seu aniversário de Batismo. “Há 27 anos, Deus me chamou para fazer parte da Igreja pelo Batismo e hoje me chama, mais uma vez, para confirmar minha disposição em servir à Igreja no carisma Paulino”, disse.

Muitos religiosos e religiosas participaram da celebração, tornando o momento uma “congregação de congregações”. Representantes das Pias Discípulas, irmãos Paulinos, irmãs Mercedárias, Franciscanos da Anunciação e Medianeiras da Paz partilharam a alegria da entrega ao serviço religioso. “É preciso criarmos essa cultura vocacional, da alegria de ser religioso e religiosa consagrados, incentivando as vocações e ajudando a trazer para a Igreja corações bons, despojados e corajosos para trabalhar pelo Reino de Deus”, comentou a Ir. Ivonete Kurten, que é gerente da livraria e colaboradora da Arquidiocese de Olinda e Recife nas comissões Bíblico Catequética, do Dízimo e de Vida Religiosa.

Dom Fernando agradeceu ao convite das irmãs paulinas para a celebração, lembrando que a livraria é um importante espaço de “coisas do alto” em pleno centro comercial do Recife. “Esta livraria promove o sustento das irmãs, obviamente, mas sua importância primeira está no fato de ter como principal missão evangelizar, tanto que essa loja está se consolidando como espaço de formação e evangelização na Arquidiocese”, afirmou o arcebispo.

Ao final da celebração, houve uma homenagem ao funcionário José Antônio Júnior, que completou 15 anos de trabalho na livraria. “Como o Júnior faz o trabalho externo, nas feiras e exposições em colégios, universidades e eventos, nós dizemos que ele é evangelizador missionário, porque leva a Palavra mais distante”, comentou Ir. Ivonete. Nas palavras de agradecimento, Júnior revelou que sua visão sobre a Paulinas mudou ao se tornar funcionário. “Eu conhecia a livraria como um lugar para comprar cartões, por exemplo, mas ao entrar no dia-a-dia de sua missão, percebi que aqui vive uma família que se preocupa com o irmão e que trabalha muito para que a mensagem de Jesus Cristo chegue a mais e mais pessoas”, disse o homenageado.


A Livraria Paulinas está localizada na Rua Frei Caneca, 59, loja 1, no bairro de Santo Antônio. A Congregação das Irmãs Paulinas assume a comunicação como estilo de vida, anunciando a Palavra através da edição e venda de livros e CDs, além de material litúrgico e de devoção, como imagens e terços. Possui uma capela permanente e ainda dispõe de auditório para cursos de formação no primeiro andar da loja.
Outras informações: (81) 3224.5812 – www.paulinas.org.br
Pascom AOR